Presidente da UEFA não quer repetir formato do Europeu e até lembra a Suíça
Aleksander Ceferin considerou que este modelo foi injusto para várias seleções e para os adeptos.
Corpo do artigo
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, não pretende repetir o mesmo formato utilizado neste Campeonato da Europa, no qual a competição foi disputada em 11 países. Para o líder do organismo, não foi justo para algumas seleções, bem como para os adeptos "De certa forma, não é correto que algumas equipas tenham de viajar mais de 10 000 quilómetros, enquanto outras apenas 1000. E adeptos que estiveram em Roma um dia e nos seguintes no Azerbaijão. Ainda são quatro horas e meia de voo", lamentou o presidente da UEFA, que deu o caso da Suíça que jogou em quatro países: Roma, Azerbaijão, Rússia e Roménia.
O dirigente esloveno considerou ainda que este formato "foi muito desafiador", não só pelas viagens, mas também "pelas diferentes jurisdições e moedas" dos países que não pertencem à União Europeu. "Acho que não o voltaremos a repetir", frisou.
Este formato foi aprovado em 2012, quando Michel Platin era o presidente da UEFA, para celebrar os 60 anos do Campeonato da Europa. Recorde-se que Aleksander Ceferin foi eleito para presidir o organismo em 2016.