Portugal goleia Irlanda e lidera na Ronda de Elite de acesso a Euro sub-17
Os primeiros classificados de cada um dos oito grupos da Ronda da Elite e os sete melhores segundos classificados juntam-se ao anfitrião Chipre, no Euro'2024
Corpo do artigo
A seleção portuguesa masculina sub-17 goleou a República da Irlanda por 4-1, em Braga, no seu primeiro jogo para a Ronda de Elite de apuramento para o Euro 2024, em Chipre, e lidera o Grupo 5.
Depois dos remates certeiros de João Simões, aos 16 minutos, e de Gabriel Silva, aos 30, e de os irlandeses reduzirem aos 33, num penálti convertido por Mason Melia, Portugal lançou-se de vez para a goleada no início da segunda parte, com Gabriel Silva a bisar, aos 51, e Rodrigo Mora a fechar as contas, na Cidade Desportiva do Braga, aos 54.
A equipa às ordens do selecionador João Santos ocupa o primeiro lugar, com três pontos, seguida pela Alemanha e pela Croácia, que empataram 3-3, em Viana do Castelo, e defronta os croatas no próximo jogo, marcado para as 17h00 de sábado, em Vizela.
Os primeiros classificados de cada um dos oito grupos da Ronda da Elite e os sete melhores segundos classificados juntam-se ao anfitrião Chipre, no Euro'2024, que vai decorrer entre 20 de maio e 5 de junho.
Jogo no Campo n.º 1 da Cidade Desportiva do Braga.
Portugal – República da Irlanda, 4-1.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
1-0, João Simões, 16 minutos.
2-0, Gabriel Silva, 30.
2-1, Mason Melia, 33 (grande penalidade).
3-1, Gabriel Silva, 51.
4-1, Rodrigo Mora, 54.
Portugal: Diogo Ferreira, Duarte Soares, Rui Silva, Rafael Mota (Afonso Sousa, 61), Martim Cunha, Eduardo Felicíssimo (David Dalber, 80), Rodrigo Mora (João Trovisco, 61), João Simões, Geovany Quenda (Afonso Vieira, 74), Cardoso Varela e Gabriel Silva (Francisco Silva, 65).
(Suplentes: Miguel Gouveia, João Trovisco, David Dalber, Afonso Sousa, Denilson Santos, Afonso Meireles, Francisco Silva e Afonso Vieira).
Treinador: João Santos.
República da Irlanda: Joseph Collins, Kaylem Harnett, Luca Calloce, James Roche, Taylor McCarthy (Jaden Umeh, 46), Harry McGlinchey, Matthew Moore, Rory Finneran (Aaron Ochoa, 80), Cathal O’Sullivan (Kyle Fitzgerald, 65), Niall McAndrews (Luke O’Donnell, 65) e Mason Melia (Michael Noonan, 74).
(Suplentes: Oisin Cooney, Michael Noonan, Jaden Umeh, Luke O’Donnell, Finn Sherlock, Aaron Ochoa, Matthew Murray, Egor Vassenin e Kyle Fitzgerald).
Treinador: Colin O’Brien.
Árbitro: Marc Nagtegaal (Países Baixos).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Rafael Mota (32).