Portugal à procura do bis na Liga das Nações e com malapata alemã pela frente
Portugal tenta ultrapassar França e Espanha na lista de vencedores da Liga das Nações. Alemanha é osso duro. A equipa de Roberto Martínez volta à final four da Liga das Nações com o objetivo de levantar novamente o troféu que ficou em território luso há seis anos. Já a Alemanha procura o primeiro título.
Corpo do artigo
A primeira edição da Liga das Nações, em 2019, veio alterar significativamente a fase de qualificação para os Campeonatos da Europa de futebol. O objetivo de tornar mais interessante o processo de apuramento encontrou objeção em algumas vozes críticas, mas a Seleção Nacional adaptou-se rapidamente ao novo formato e marcou o seu lugar na história, ao tornar-se a primeira equipa a vencer a prova, com uma vitória por 1-0 frente aos Países Baixos, três anos depois de ter conquistado o Europeu, em 2016.
O ímpeto da equipa das Quinas, porém, acabou por desvanecer-se nos anos que se seguiram. Nas duas edições posteriores da competição, Portugal não atingiu sequer a final four e viu, assim, França e Espanha levantarem o troféu em 2021 e 2023, respetivamente, do sofá. A espera por um “lugar ao sol” acabou por não ser longa, uma vez que a Seleção Nacional conseguiu, na edição atual, garantir uma vaga nas meias-finais da prova depois de uma dura eliminatória frente à Dinamarca nos quartos de final, em que Trincão surgiu como um herói em Alvalade num prolongamento de loucos (Portugal venceu por 5-2 a segunda mão após ter perdido por 1-0 em Copenhaga).
O conjunto comandado por Roberto Martínez vai ter pela frente a Alemanha, a única equipa presente nesta fase da competição que ainda não venceu a Liga das Nações, e nem sequer tinha atingido, ainda, a final four da prova. Martínez e Julian Nagelsmann procuram vencer o primeiro título ao leme das respetivas seleções, mas apenas uma das equipas poderá seguir para a final, tendo França ou Espanha como adversários.
Tanto Didier Deschamps, pela França, como Luis de la Fuente, por Espanha, sabem o que é vencer a Liga das Nações, sendo que, até à final, Portugal tem pela frente um adversário (Alemanha) contra o qual perdeu nos últimos cinco confrontos e que já não consegue ultrapassar desde o Euro’2000. Rúben Dias referiu, na passada segunda-feira, que “as grandes vitórias são feitas dos adversários mais difíceis”. Hoje, cabe aos jogadores portugueses, e a Roberto Martínez, procurarem um lugar na final para repetir a estreia de sonho.
Histórico adverso em solo germânico
A Allianz Arena, em Munique, é um palco que não traz boas memórias a Portugal. O conjunto luso perdeu por 4-2 frente à Alemanha na última visita à casa do Bayern, no Euro’2020. No Mundial’2006, desta vez em Estugarda, a equipa de Scolari caiu perante o conjunto de Klinsmann (3-1), na disputa do terceiro lugar da prova. A única vez que Portugal conseguiu sair da Alemanha com uma vitória ocorreu em 1985 (fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1986), também em Estugarda, quando um golo solitário de Carlos Manuel, aos 54’, deu o triunfo à seleção treinada por José Torres.