PERFIL - "Hincha" do Real Madrid e politicamente contra a independência da Catalunha, é odiado naquele território.
Corpo do artigo
Gosta de uma boa picardia, de ter um inimigo sempre à mão. Dizem tratar-se mais de uma estratégia para atingir determinados objetivos do que propriamente dito de feitio, ou, melhor, de mau feitio... O confronto é uma das armas de Javier Medrano, conhecido no mundo do futebol por Javier Tebas. A lista de inimigos é longa e dela fazem parte homens como Javier Clemente ou Ángel Maria Villar ou ainda e, mais recentemente, Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol. "Casillas candidato à presidência da federação? Qualquer um menos o Rubiales". Elucidativo.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
O presidente da Liga de Futebol Profissional de Espanha nasceu há 57 anos na Costa Rica. Licenciado em direito pela Universidade de Saragoça, cedo demonstrou ambição e destreza para desempenhar funções mesmo fora da sua área de estudos. Conservador profundo, ainda jovem fez parte da Fuerza Nueva - partido político extinto em 1982, associado à extrema direita. A entrada no mundo do futebol dá-se pela porta da SAD do Huesca, em 1993.
Em 2001, o advogado inicia funções na Liga como vice-presidente. Dois anos depois, assume a liderança do G-30. A concentração dos direitos televisivos é uma das suas bandeiras.
Finalmente, em 2013, já muito seguro do que iria acontecer, dá um passo em frente e candidata-se à presidência da Liga. Ganha, sem surpresa. Cumpre algumas promessas, sobretudo e nível financeiro e impõe uma política implacável aos devedores - impediu, por exemplo, a inscrição do Murcia na II Liga. As manifestações promovidas por adeptos deste clube passaram-lhe completamente ao lado.
Homem dos mil ofícios, publica uma novela: "El fútbol no es así", transformada entretanto numa série.
Em 2016, é reeleito presidente da liga e, mais tarde, demite-se para se candidatar a um terceiro mandato que viria também a conquistar, até 2024. Defende a globalização para internacionalizar a liga espanhola, mudando até os horários das partidas para que sejam transmitidas para a China e América do Sul.
Conhecido internacionalmente, há dois anos, recebe uma proposta de Itália para dar um novo impulso ao Calcio e internacionalizar a Serie A. "Recebi uma oferta financeira e um projeto muito interessantes. Agora, vou falar com a minha família e nos próximos dias tomaremos uma decisão todos juntos", afirmou ao diário "Gazzetta dello Sport". Representantes da Liga não o deixam emigrar e aprovam um aumento substancial do ordenado incluindo ainda uma cláusula que o impede de sair para qualquer outra liga. Isso mesmo, Tebas é tratado como uma verdadeira estrela. Frontal assume numa entrevista que ganha 2,2 milhões de euros brutos/ano.