Percursos inversos: Portugal mantém-se no topo, Turquia em queda desde 2008
Portugal tem estado sempre no topo do futebol de seleções nos últimos anos, já a Turquia pouco tem brilhado. Lusos venceram um Euro e uma Liga das Nações desde a viragem do século, atingindo mais uma final e duas meias-finais. Os turcos foram terceiros no Mundial"2002, mas não disputaram mais nenhum.
Corpo do artigo
Neste século, Portugal e Turquia têm tido trajetos antagónicos no futebol de seleções. Enquanto os lusos têm andado no topo com uma regularidade assinalável, os turcos começaram o século com um terceiro lugar num Mundial de 2002, mas depois disso poucas participações de destaque conseguiram.
Com Hakan Sukur como figura de proa, a Turquia só perdeu em 2002 nas meias-finais com o Brasil, por 1-0, enquanto a seleção portuguesa caiu com estrépito na fase de grupos, após derrotas com Estados Unidos (3-2) e Coreia do Sul (1-0).
Só que, enquanto os lusos se endireitaram rapidamente, atingindo a final do Euro"2004, a Turquia falhou essa fase final, assim como a do Mundial seguinte (2006), onde Portugal obteve o seu segundo melhor desempenho de sempre em campeonatos do Mundo: o 4.º lugar, após derrota com a França nas meias-finais e com a Alemanha no último jogo a Turquia voltaria a destacar-se no Europeu de 2008, onde conseguiu novo pódio, um terceiro lugar, após queda (3-2) nas meias-finais com a Alemanha, que também eliminara a equipa das Quinas nos "quartos".
Para os turcos, o Euro"2008 foi a última presença honrosa, uma vez que, desde então, nunca mais voltaram a Mundiais e só jogaram os dois últimos Europeus onde não passaram da fase de grupos, tendo inclusive sido a seleção com a pior prestação no campeonato da Europa passado.
Ou seja, neste século foram quatro fases finais para os turcos, enquanto Portugal não falhou uma única até agora, somando dez presenças. E se nos Mundiais os desempenhos da equipa das Quinas não voltaram a ser excecionais - oitavos de final em 2010 e 2018 e fase de grupos em 2014 -, nos Europeus a história é diferente para melhor. Portugal conquistou o título continental em 2016, quatro anos depois de ter caído nas semifinais num desempate por grandes penalidades com a Espanha. O ano passado, ficou-se, contudo, pelos "oitavos".
Para além destes registos, Portugal acrescentou ainda ao currículo a vitória na Liga das Nações, em 2019, na primeira das duas edições até agora realizadas. A Turquia terminou a prova no 22.º lugar da competição, ficando em 29.º na seguinte, com Portugal em quinto. Na Taça das Confederações, ambas as equipa conseguiram um terceiro lugar este século (Portugal em 2017 e Turquia em 2003).
Hoje, no Dragão, são duas seleções com historiais recentes bem diferentes, o que não pode deixar de ajudar os lusos a reunirem um grau de favoritismo superior à equipa adversária.
Portugal tem hábitos de vitória muito superiores
Somando todos os jogos em fases finais e de qualificação de torneios oficiais desde a qualificação do Mundial"2002, Portugal tem, no seu conjunto, números muito superiores aos turcos, somando 60 por cento de triunfos em todos os encontros realizados (101 vitórias em 168 partidas), contra apenas 49 % do adversário (75 em 153). Por sua vez, a Turquia perdeu 27 por cento dos encontros (41 derrotas) enquanto Portugal só perdeu 14 % (24 derrotas). Portugal marcou dois golos por jogo em média, contra 1,6 do opositor.