Os oito melhores goleadores portugueses têm mais 29 golos esta época do que os oito melhores da Turquia.
Corpo do artigo
Fernando Santos reuniu nesta convocatória um lote de jogadores com números invulgares no que diz respeito aos golos marcados.
Cristiano Ronaldo não tem faturado tanto como em épocas anteriores, mas para compensar há vários elementos que estão numa das temporadas mais produtivas da carreira.
Aliás, três deles ultrapassaram já o recorde pessoal de golos numa época ao serviço dos respetivos clubes, apesar da temporada ainda nem sequer ter entrado na reta final. Falamos de Gonçalo Guedes, Rafael Leão e Diogo Jota, todos eles com números bem superiores ao que tinha sido hábito nos últimos anos.
Diogo Jota já tem 19 golos no Liverpool, enquanto Gonçalo Guedes soma 13 esta temporada no Valência e Rafael Leão apontou 11 pelo Milan. Os recordes pessoais até aqui eram de 18 para o primeiro e de oito para os dois últimos, mas isto até ao mês de junho, pelo que o atual registo pode ainda ser pulverizado. Bernardo Silva já marcou 13 numa temporada, mas a esta data também nunca tinha marcado mais do que os atuais 10 pelo City.
No total, os oito goleadores desta lista de convocados apontaram 116 tentos esta temporada, entre clubes e Seleção, a que corresponde uma média superior a 14 para cada um. De todos eles, apenas João Félix não ultrapassou a dezena, pelo que, pelo menos uma conclusão pode ser retirada: a maioria respira confiança na hora de atirar à baliza, o que bem pode ser importante neste encontro com a Turquia. Um adversário que apresenta números inferiores no que diz respeito à concretização, conforme se comprova no quadro em anexo. Se Portugal tem sete futebolistas com mais de dez golos cada um, os turcos têm apenas cinco, mas nenhum deles com a fasquia dos 20 tentos superada, como acontece com Ronaldo e André Silva. Destaque, entre os turcos, para Kerem Akturkoglu, a pérola a despontar no Galatasaray que joga pelas alas mas tem muito talento na concretização, assim como Enes Unal, também com 14 tentos esta época na liga espanhola (pelo Getafe), prova na qual é o segundo melhor marcador, apenas superado por Benzema.
Caso Portugal ultrapasse os turcos, a Itália é o cliente mais provável para a final e aí já o caso muda de figura, com Immobile (Lázio) a somar já 26 tentos, seguindo-se Berardi com 15 e Scamacca com 13, ambos do Sassuolo. Na Macedónia do Norte, que joga amanhã com os transalpinos, apenas Dorian Babunski e Milan Ristovski ultrapassaram esta época a fasquia dos dez golos.