"Pepe? Em março, nos 90 minutos em que ele jogou, a baliza manteve-se a zero"
Declarações do selecionador Roberto Martínez após o anúncio dos 26 futebolistas convocados para o Campeonato da Europa de 2024, que decorrerá na Alemanha:
Corpo do artigo
Em algum momento, hesitou em convocar Pepe? "Temos um balneário muito interessante, porque temos jogadores de gerações diferentes. Pepe e Cristiano Ronaldo são de uma geração diferente de Bernardo Silva e Rúben Dias. E, depois, ainda há a geração do João Neves e do António Silva. É importante o papel do Pepe no balneário, a sua exigência pessoal, a sua forma de representar a camisola da Seleção. O futebol é uma luta constante e foi interessante ver o Pepe jogar dois jogos em março e a baliza manter-se a zero durante os 90 minutos em que ele atuou. A sua comunicação e o seu posicionamento fazem com que o Pepe, quando está apto, seja muito importante para nós."
Preparação e experiência em fases finais como selecionador: "O selecionador está aqui para relançar o trabalho dos jogadores e fazer uma equipa melhor, tentar dar tudo para termos vantagem tática no relvado. A federação é muito profissional, como selecionador e equipa técnica temos tudo para atingir o nível máximo. Precisamos de estar todos os dias juntos para crescer. Quando me reformar, um dia podemos falar e olhar para trás. Enquanto selecionador, não gosto de falar do meu trabalho, mas sim do que podemos conseguir enquanto equipa. O talento dos jogadores é fácil de medir. Gostaria de transmitir a qualidade pessoal dos jogadores e a forma de mostrar orgulho para jogarem pela Seleção, isso é muito importante para mim e dá-me muito orgulho e força".
Sonho do Europeu: "Faz parte da preparação ter um sonho. Eu acho que para nós, a Seleção é isso, é um sonho. Todos os dias são uma oportunidade para alcançar objetivos, conseguir o que todos queremos fazer. A Seleção é isso, partilhar essa paixão das nossas vidas. Gostaria que a Seleção fosse tudo o que os nossos adeptos acham que pode ser. Posso prometer isso. A dedicação, o compromisso, o esforço, tudo o que os jogadores podem dar para mostrar da melhor forma o que a Seleção representa. Nome? É difícil, mas gostaria de utilizar o período de preparação para pensar bem e dar uma resposta boa. [Os sonhadores?] Pode ser, mas gostaria de estar mais perto e controlar o sonho. Vamos pensar nisso".