Camarda foi o mais jovem de sempre a estrear-se na Serie A e tem estado em destaque nas seleções
Corpo do artigo
À imagem do que aconteceu há cerca de um ano com Lamine Yamal no futebol espanhol, também em Itália há um jovem talento de 16 anos que começa a dar muito que falar: trata-se de Francesco Camarda, ponta de lança que nasceu oito meses depois do marroquino do Barcelona e que, nos quadros do AC Milan, vai estar sob a égide do português Paulo Fonseca.
O treinador está atento e, sabe O JOGO, admite a possibilidade de chamar Camarda ao plantel principal. No entanto, o plano é deixá-lo amadurecer um pouco mais na segunda equipa (B) dos rossoneri ou mesmo na terceira (C). A integração no grupo está prevista, mas, para já, não de uma forma regular.
Isto numa semana em que o ponta de lança deu nas vistas na seleção italiana de sub-19, ao contribuir decisivamente para o apuramento da equipa para as meias-finais do Europeu de sub-19 e, consequentemente, para o próximo Mundial de sub-20.
Na quinta-feira, naquela que foi a sua estreia a titular na equipa, Camarda não fez por menos e apontou dois golos no 3-0 à Irlanda do Norte, merecendo justo destaque nos principais jornais italianos, ele que já tinha brilhado na final do Europeu de Sub-17 em que os transalpinos levaram a melhor sobre Portugal.
A 5 de junho, fora ele o carrasco dos portugueses (equipa de Rodrigo Mora e Geovany Quenda, entre outros) no triunfo por 3-0 que deu o título continental aos italianos. Aliás, a fama de Camarda não vem de agora: a 15 de novembro do ano passado, passou a ser ele o mais jovem de sempre a jogar no campeonato italiano, entrando aos 83 minutos num triunfo por 1-0 do AC Milan sobre a Fiorentina.
Esta época deverá continuar a adaptação gradual ao futebol de topo, gerida com pinças, para não apressar um talento que, já deu para perceber, é de verdadeira exceção.
Do ataque rossonero saiu o francês Olivier Giroud, mas entretanto já foi contratado Alvaro Morata, ontem oficializado. O sérvio Luka Jovic também está no grupo e em Itália admite-se a hipótese de ser contratado o alemão Fullkrug para o ataque. A concorrência será forte.
Português estreia-se hoje em Viena
O AC Milan defronta hoje o Rapid Viena no Allianz Stadion (capital austríaca) naquele que será o primeiro jogo de preparação desde que Paulo Fonseca assumiu o comando técnico da equipa. O grupo treinou ontem de manhã, mas a sessão da tarde foi cancelada e, hoje de manhã, viaja para Viena, onde começa a competir pelas 16h30 portuguesas. O AC Milan regressa à base logo após o jogo, folgando amanhã. Na quinta-feira começa uma digressão nos Estados Unidos que inclui jogos com Manchester City, Barcelona e Real Madrid.