
Treinador português terminava contrato no final deste ano, mas acertou a renovação por mais duas temporadas
O Palmeiras oficializou esta quarta-feira a renovação de contrato de Abel Ferreira, até dezembro de 2027. O treinador português, de 46 anos, terminava o vínculo com o verdão no final deste ano civil e prolongou a ligação por mais duas temporadas, sendo que "o novo acordo não possui cláusula de rescisão" e "os valores de salário e prémios são os mesmos do vínculo anterior".
"Ao longo destes cinco anos aqui, fui me identificando com os valores e com os princípios do clube. Para mim, o Palmeiras é um estilo de vida e é uma forma de viver e estar. Sou um treinador de projetos e de relações e foi uma decisão que tomei também em família. Conversámos muito ao longo do ano e a presidente Leila sempre manifestou interesse na continuidade, na estabilidade e na consistência do projeto. Após a derrota com o Corinthians para a Taça do Brasil, a líder do projeto reiterou a confiança no trabalho e isso é difícil de encontrar no futebol de hoje. Foi um dos momentos mais difíceis da temporada e isso marcou-me muito. Preferi não assinar na altura, mas dei a minha palavra de que seguiríamos juntos. Uma equipa como o Palmeiras só se alimenta de títulos e aqui dentro sabemos o que queremos, sabemos onde estamos, onde queremos ir e com quem queremos ir. Quem faz o Palmeiras são as pessoas, e fazemos tudo pela alma do clube, que são os adeptos. Estou onde querem que eu esteja, estou onde quero estar, estou onde me valorizam e quero ganhar sempre. Tenho certeza de que as lições de 2025 vão ajudar-nos muito a ganhar em 2026", referiu o técnico natural de Penafiel.
"É um sentimento de orgulho, gratidão e responsabilidade. Gratidão porque o Palmeiras me ajudou muito a crescer como treinador. Um clube gigante como o Palmeiras, que luta por títulos, deu a oportunidade a um jovem treinador, apostou em mim, e hoje tenho outro prestígio internacional. Não posso deixar de falar também da paixão dos nossos adeptos, do carinho que recebo em cada região do país, oferecendo-me doces típicos, terços e um monte de coisas para agradecer o meu trabalho. Eu faço o melhor que posso para retribuir a tudo isso, para o palmeirense sempre se sentir realizado. Em cinco anos, já tivemos derrotas dolorosas e noites mágicas. A vida é isso. O importante é que compartilhámos todas essas emoções juntos. São cinco anos de relações e um já conhece todos os defeitos e as virtudes do outro. E não há como fugir da responsabilidade. O Palmeiras alimenta-se de títulos e o nosso espírito competitivo, sobretudo pela exigência da história vitoriosa do clube, está mais do que nunca apurado", acrescentou.
Leila Pereira, presidente do emblema de São Paulo, também comentou a renovação: "O Abel não é somente o técnico mais vitorioso da história do Palmeiras. É também um profissional competente e dedicado, em quem tenho plena confiança. Não há ninguém mais preparado do que o Abel para desenvolver e concluir com sucesso o trabalho de reformulação do plantel que iniciámos neste ano. Tenho a certeza de que a continuidade desta parceria, que já nos rendeu dez títulos, será extremamente importante para o presente e para o futuro do maior campeão do Brasil."
Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em 2020. Em 395 jogos, soma 229 vitórias, 93 empates, 74 derrotas, 672 golos marcados, 320 sofridos e dez títulos.

