País Basco e Palestina jogaram pela paz: "Israel quis apagar os nossos direitos..."

Seleção da Palestina pede fim de genocídio em Gaza
X/Palestine_fa
Encontro solidário em San Mamés contou com mais de 50 mil espetadores
Corpo do artigo
Leia também FC Porto responde a Varandas com um vídeo: "Aquela lufada de ar fresco com rugido a hipocrisia"
As seleções do País Basco (não reconhecida pela FIFA) e da Palestina defrontaram-se este sábado no estádio San Mamés, em Bilbau, Espanha, num jogo solidário que pretendeu apelar à paz na Faixa de Gaza, onde se encontra em vigor um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
O encontro, que teve mais de 50 mil espetadores, terminou com uma vitória basca por 3-0, com golos de Unai Elgezabal, Gorka Guruzeta (de penálti) e Urko Izeta, mas isso foi o menos importante, entre várias mensagens de apoio à Palestina nas bancadas e um minuto de homenagem às vítimas mortais em Gaza - 67 869, segundo o mais recente balanço do Hamas -, antes do apito inicial.
No final do jogo, o selecionador da Palestina, Ehab Abu Jazar, expressou o seu agradecimento pelo apoio basco à sua nação, admitindo mesmo ter vivido o "dia mais importante" da sua vida.
"Foi um jogo histórico para lutar pelos direitos do povo palestiniano. A primeira coisa que me veio à cabeça foi o sofrimento da minha família, dos desportistas e do povo da Palestina. Não tenho palavras para expressar o que vivi. Emocionei-me ao ouvir o cântico do meu povo. Além disso, vi muita gente que gosta da Palestina. Demonstraram-no com os seus cartazes e com a sua oposição a Israel. Sentimo-nos em casa desde o momento em que chegámos, temos estado muito cómodos nestes dias. Foi emocionante ver as pessoas pelas ruas a gritar e a apoiar o nosso povo. O minuto de silêncio antes do jogo foi realmente especial", enalteceu, rematando: "Israel quis apagar a nossa causa e os nossos direitos, mas não aguentaram connosco. Agora queremos que venham jogar a nossa casa, porque voltaremos a jogar na Palestina".
Recorde-se que Borja Sainz chegou a estar convocado pela seleção do País Basco, mas lesionou-se no último jogo do FC Porto frente ao Famalicão e acabou por ficar a recuperar no Olival.
Veja as imagens:
- Palestine Football Association (@Palestine_fa) November 15, 2025
5️⃣1️⃣.3️⃣9️⃣6️⃣ eztarri gure selekzioa babesten!!
- Euskadiko Futbol Federakundea - Federación Vasca (@EFF_FVF) November 15, 2025
51.396 bihotz gure nortasuna erakusten!!#BatzenGaituelako pic.twitter.com/kCxpJBZzgw

