Otávio difícil para o Uruguai: problema muscular deve impedir o médio de ser opção
Médio do FC Porto só entrará nas contas se estiver completamente restabelecido, o que, com pouco tempo de intervalo entre jogos, adivinha-se como cenário difícil e William pode ser o substituto. Mas há outros.
Corpo do artigo
A vitória suada sobre o Gana (3-2) permitiu a Portugal entrar com o pé direito no Mundial"2022, mas nem tudo o que resultou do encontro de estreia, em Doha, foram boas notícias. Otávio, que fez a estreia na competição, viu-se obrigado a sair ainda antes da hora de jogo, à conta de uma lesão na face posterior da coxa direita, que deverá, ao que O JOGO conseguiu apurar, afastá-lo do jogo de segunda-feira, frente ao Uruguai, em Lusail.
Problema muscular na coxa direita deve impedir o médio de ser opção na segunda-feira e forçará mudanças
Foi ao minuto 56 que o médio deixou o relvado, na sequência de um lance dividido com um adversário, em que o árbitro até assinalou falta contra a equipa portuguesa. O "Baixinho" não escondeu as dores e, após o término do encontro, comentou na zona mista que estava "mais ou menos." Avaliado na sexta-feira pelo departamento clínico da Seleção Nacional, Otávio realizou trabalho específico de recuperação durante a sessão de trabalho matinal, que contou apenas com os suplentes, utilizados e não utilizados, no relvado. Uma vez que o problema físico que o apoquenta é de ordem muscular, todo o cuidado é pouco e, ainda que o cenário da recuperação a tempo de defrontar a congénere "charrúa" não seja de descartar por completo, o mais provável é que Fernando Santos e a equipa técnica nacional optem por salvaguardar o camisola 25, de forma a não arriscar um possível agravamento. Um pouco à semelhança da abordagem preventiva aplicada a Nuno Mendes.
15389497
Ora, confirmando-se a ausência de Otávio, torna-se necessário fazer contas a uma alteração no meio-campo, havendo, nesta fase, um candidato claro à vaga: William Carvalho. O jogador do Bétis foi quem substituiu o luso-brasileiro frente ao Gana e assinou cerca de 40 minutos de bom nível, estabilizando o setor intermediário. Porém, nomes como Vitinha, João Mário e Matheus Nunes não devem ser descartados.
Quanto a Otávio, não vê a lesão beliscar-lhe o estatuto que detém nas contas do selecionador. A entrega ao jogo, capacidade de definição e variantes táticas que oferece à equipa das Quinas fazem dele uma peça muito importante para Santos, que, não podendo contar com o centrocampista diante do Uruguai, quer tê-lo às ordens na terceira jornada do Grupo H, frente à Coreia do Sul. Por isso, a prioridade está estabelecida: recuperação total.
Nuno Mendes também no ginásio
Além de Otávio, Nuno Mendes, que ficou de fora das opções para o encontro com o Gana, também realizou trabalho específico durante a manhã de ontem. O lateral-esquerdo ainda não recuperou a cem por cento da mialgia de esforço que o afastou do penúltimo treino de preparação para o Gana, mas é de esperar que esteja apto para defrontar o Uruguai, depois de amanhã. De resto, os titulares do duelo da primeira jornada - Diogo Costa incluído - ficaram pelo ginásio, a realizar exercícios de recuperação.
15388793