Os treinadores portugueses no ranking: dos que mais gastaram ao rei da valorização

epa08035577 Tottenham Hotspur's manager Jose Mourinho reacts during the English Premier League soccer match between Tottenham Hotspur and Bournemouth at the Tottenham Hotspur Stadium in London, Britain, 30 November 2019. EPA/NEIL HALL EDITORIAL USE ONLY. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or 'live' services. Online in-match use limited to 120 images, no video emulation. No use in betting, games or single club/league/player publications
EPA
Numa altura em que Jesus e Mourinho andam nas bocas do mundo, fique a par da posição dos treinadores portugueses em quatro categorias.
Corpo do artigo
Jorge Jesus e José Mourinho andam nas bocas do Mundo. O primeiro porque arrasou no Flamengo. O segundo regressou ao ativo e provocou um impacto muito positivo no Tottenham.
Em rankings de treinadores, onde se situam afinal os treinadores portugueses naquilo que mais importância tem nos respetivos clubes? O "Special One" - já se desconfiava - foi quem mais milhões gastou em transferências, com relevo para os 432M€ que despendeu no Manchester United, quase tanto como no Inter, Chelsea e Real Madrid juntos.
Guardiola e Allegri são os outros que passaram da barreira dos 1000 milhões de euros. Compraram menos jogadores, mas mais caros. Paralelamente, Jorge Jesus é o que mais volume de jogadores transaciona. Gasperini, que não saiu de Itália (Génova, Inter, Palermo e Atalanta) não fica atrás.
No plano inverso, também é português o treinador que mais dinheiro ajudou os clubes a encaixar neste período. Leonardo Jardim, pois claro. No Mónaco já vendeu Mbappé, James, Lemar, Martial, Mendy e Bernardo Silva acima dos 50 milhões de euros. E mais 10 jogadores entre os 20 e os 50 milhões. Allegri vem a 300 milhões de distância e segue-se Mourinho.
Por fim, os títulos conquistados, único ranking cujo topo não é português. Guardiola foi quem mais ganhou (Barcelona, Bayern e City) neste período, seguido de Lucescu (quase tudo pelo Shakhtar) antes de Jesus e Mourinho também aparecerem. Paulo Fonseca fecha a lista. Outra vez o Shakhtar...
