Jogo marcado para as 20h00 deste domingo, em Munique
Corpo do artigo
Portugal tem este domingo a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem que ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
Depois do Euro'2016, em França, o primeiro troféu de sempre, e de 2019, na primeira edição da Liga das Nações, no Porto, a Seleção Nacional agora tem em Munique, na Alemanha, a possibilidade de voltar a levantar um troféu, embora tenha um adversário pela frente que tem sido dominador.
A Espanha chega ao Allianz Arena como campeã europeia e detentora do título da Liga da Nações e, além disso, leva um registo de 24 jogos sem perder em jogos oficiais, com o último desaire a acontecer na Escócia (2-0), em 2023, no caminho para o Europeu do ano passado.
A "La Roja" tem sido dominadora sob o comando de Luis de la Fuente, a que muito tem contribuído a ascensão meteórica de Lamine Yamal, que, com apenas 17 anos, promete marcar o futebol mundial nas próximas duas décadas.
A Espanha chega a esta final com um triunfo por 5-4 sobre a França, numa partida em que foi dominante, embora tenha permitido, por relaxamento, uma quase recuperação gaulesa, enquanto Portugal aparece mais motivado que nunca.
A equipa das quinas fez história nas meias-finais ao vencer a Alemanha (2-1), algo que não acontecia há 25 anos, somando apenas a sua segunda vitória em solo germânico, depois de 1985, no jogo que assegurou a quarta final do futebol português.
A Seleção Nacional vai chegar à final de Munique com mais 24 horas de descanso do que os espanhóis, algo que pode ter um peso importante num período de final de temporada desgastante.
Esta será a primeira final de sempre entre Portugal e Espanha, com a seleção lusa a ter apenas uma vitória nas cinco vezes que encontrou o rival ibérico em jogos de fases de finais.
Também será a oportunidade para Cristiano Ronaldo, aos 40 anos, finalmente marcar numa final com a camisola das quinas, depois de ter ficado em branco no Euro'2004, perante a Grécia, no Euro'2016, frente à França, e em 2019 na Liga das Nações no duelo com os Países Baixos.
O Portugal-Espanha está agendado para as 20h00 e terá arbitragem do suíço Sandro Scharer.
Onze provável de Portugal: Diogo Costa; Nélson Semedo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; João Neves, Bruno Fernandes e Vitinha; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Pedro Neto.
Onze provável da Espanha: Unai Simón; Pedro Porro, Le Normand, Huijsen e Cucurella; Pedri, Zubimendi e Fabián Ruiz; Lamine Yamal, Oyarzabal e Nico Williams.