Os jogadores que Mourinho valorizou e desvalorizou em Manchester, com algumas surpresas pelo meio
Estudo publicado pelo Observatório Internacional do Futebol (CIES) mostra o impacto de José Mourinho nas contratações do Manchester United.
Corpo do artigo
O Observatório Internacional do Futebol (CIES) realizou um estudo sobre as contratações do Manchester United pela mão de José Mourinho. Os red devils gastaram mais de 300 milhões de libras (cerca de 342 milhões de euros) desde a chegada do treinador português, sendo que o estudo foca-se no valor de mercado dos jogadores aquando a sua chegada a Old Trafford e o seu valor de mercado atual.
No total, José Mourinho trouxe para o Manchester United 25 jogadores com um valor de mercado coletivo de 627,1 milhões de euros, valor esse que se situa agora nos 1039,3 milhões de euros, um aumento de 412,2 milhões. Segundo os dados do CIES, todas estas contratações aumentaram o seu valor de mercado com José Mourinho, como é o caso de Joel Pereira (5,8), Victor Lindelof (15,1), Bailly (14,7, Pogba (43,6), Alexis Sánchez (97,1) e Lukaku (76,7). A conclusão do CIES é que todos os jogadores saíram valorizados e custariam atualmente mais 271,1 milhões do que anteriormente.
No global, há 16 jogadores no plantel do Manchester United que valem hoje mais do que valiam quando chegaram ao clube. É o caso de David de Gea, que duplicou o seu valor de mercado (21,6 milhões de euros para 47), Sergi Romero (custo zero para 5,4 milhões de euros), Chris Smalling (11,4 para 23,2 milhões), Jesse Lingard (custo zero para 55,9 milhões de euros), Nemanja Matic (45,7 para 63,8 milhões), Martial (41,1 para 83,1 milhões) e Marcus Rashford, com um salto de custo zero para 110 milhões de euros.
Quando a desvalorizações, o caso mais flagrante é mesmo o de Juan Mata. O espanhol chegou a Old Trafford com um valor de mercado de 42,4 milhões, valendo agora "apenas" 17 milhões. Fellaini, por sua vez, chegou ao United a valer 31 milhões, sendo que agora custaria apenas 5,6 milhões de euros. Luke Shaw, um dos jogadores em rota de colisão com Mourinho, registou uma desvalorização de 19 milhões de euros desde que trocou o Southampton pelo Manchester United.