Nas últimas 16 edições do Brasileirão, todas as equipas que chegaram aos 50 pontos (e foram cinco) ao fim de 23 jornadas conseguiram, na última ronda, celebrar a conquista do cetro
Corpo do artigo
A jornada 23 do Brasileirão terminou com o Flamengo de Jorge Jesus mais isolado na frente do Brasileirão, tendo agora cinco pontos de vantagem sobre o atual campeão, o Palmeiras. Na temporada de estreia do técnico português na Série A, os astros começam, pois, a alinhar-se para que Jesus se converta no primeiro técnico não brasileiro a sagrar-se campeão.
São vários os indicadores, como um recorde pontual, a aumentar o favoritismo do Flamengo
São vários os indicadores que o sugerem, a começar pela pontuação obtida pelo clube do Rio de Janeiro até agora: 52 pontos, um recorde entre todas as 16 edições já realizadas desde que, em 2003, a prova começou a ser jogada no sistema de "pontos corridos", ou seja, todos contra todos a duas voltas.
Até agora, 50 pontos tinham sido o máximo obtido e, curiosamente, em cinco ocasiões. E a verdade é que, de entre os emblemas que atingiram essa fasquia até à 23ª ronda, nenhum deixou escapar o título. Corinthians (duas vezes), Cruzeiro, Fluminense e São Paulo, todos eles foram campeões nesse mesmo ano.
Comparando os registos nas anteriores edições da competição, outro indicador funciona a favor do português e dos rubro-negros: é que se os atuais cinco pontos de vantagem do Flamengo não parecem um fosso inultrapassável, longe disso, é um facto que, até agora, quase sempre chegaram para a festa final.
E escrevemos quase sempre porque, há registo de uma exceção (a confirmar a regra). Falamos do ano de 2008, em que, apesar de ser líder com cinco pontos de avanço nesta mesma altura, o Grémio deixou fugir o cetro para o São Paulo, que até era terceiro e ainda conseguiu terminar com mais dois pontos do que os de Porto Alegre. Um exemplo para Jorge Jesus analisar e tentar evitar que se repita.
Nas últimas oito épocas, o primeiro classificado do campeonato nesta jornada foi sempre campeão, excetuando na passada. No Brasileirão"2018, o São Paulo e o Internacional repartiam a liderança por esta altura, mas acabaram por ser ultrapassados por um "bólide" chamado Palmeiras, com Scolari ao volante, que seguia a três pontos de distância e terminou com oito de avanço sobre o Flamengo.
11380069