Ricardo Soares é o novo treinador dos chineses do Beijing Guoan.
Corpo do artigo
O português Ricardo Soares é o novo treinador do Beijing Guoan, anunciou esta quinta-feira o atual oitavo classificado do campeonato chinês, com o técnico a partir para a segunda experiência no estrangeiro.
Num comunicado, a direção do Beijing Guoan manifestou-se confiante de que o ex-treinador do Estoril pode "elevar o nível do clube (...) e levar a equipa a bons resultados nesta temporada".
O clube de Pequim anunciou ainda a contratação, para a equipa técnica de Ricardo Soares, dos portugueses Maurício Vaz, Raul Faria, Luís Pedro e Pedro Guimarães, que já trabalhavam com o treinador no Estoril.
Ricardo Soares deixou na semana passada o comando técnico do Estoril após ter alcançado o objetivo desportivo a que se propunha, com a equipa a terminar a I Liga no 14.º lugar, assegurando a continuidade no escalão máximo.
A temporada de 2023 da Superliga Chinesa começou a 15 de abril e, com 12 jornadas disputadas, o Beijing Guoan, um dos clubes mais populares e bem-sucedidos do país asiático, está a 11 pontos do primeiro lugar.
Ricardo Soares substitui o holandês Stanley Menzo, que estava no comando do Beijing Guoan desde agosto de 2022, mas cujo início de temporada não correspondeu às expectativas do clube chinês.
Com a chegada de Ricardo Soares a Pequim, o campeonato chinês volta a contar com um treinador português.
David Patrício, que começou a época como treinador principal do Nantong Zhiyun, passou a 20 de maio a ser diretor técnico do clube recém-promovido, atualmente no 14.º lugar, a última posição fora dos lugares de despromoção.
No seu percurso como treinador, Ricardo Soares treinou o Caçadores das Taipas, a União Torcatense, o Lixa, o Felgueiras, o Ribeirão, o Vizela, o Chaves, o Aves, a Académica, o Covilhã, o Moreirense, os egípcios do Al-Ahly e finalmente o Estoril.