Aos 46 anos e depois do bicampeonato ganho no FC Porto, conquistou o título na Grécia onde ainda pode fazer a dobradinha. Portugal deverá ainda ter mais treinadores campeões esta época em países europeus
Corpo do artigo
Foi chegar, ver e vencer. Vítor Pereira sagrou-se ontem campeão grego ao serviço do Olympiacos nem precisando de esperar pelo triunfo por 4-0 sobre o Levadiakos para festejar, uma vez que o Panathinaikos havia perdido antes e a questão ficara resolvida. Aos 46 anos, o treinador português sagrou-se pela terceira vez campeão, uma vez que conquistara os títulos nacionais em 2011/12 e 2012/13, nas duas épocas em que orientou o FC Porto, cuja equipa herdou após a saída de André Villas-Boas para o Chelsea e do qual havia sido treinador adjunto na temporada anterior.
A carreira de Vítor Pereira como técnico começou nas camadas jovens do Padroense e passou ainda pelos juniores do FC Porto antes de, em 2004/05, assumir o comando da Sanjoanense, a primeira equipa sénior que orientou. Nas duas temporadas seguintes esteve aos comandos do Espinho, regressando ao futebol de formação do FC Porto em 2007/08, antes de assinar pelo Santa Clara, onde passou duas épocas. Em 2010/11 fez parte da equipa técnica liderada por AVB que viria a conquistar o campeonato, taça e Liga Europa, antes de conhecer os primeiros grandes êxitos como treinador principal. Além de dois títulos nacionais, juntou ainda duas Supertaças ao seu currículo nessa passagem pelos dragões.
Na temporada de 2013/14 teve a sua primeira experiência no estrangeiro, mais concretamente na Arábia Saudita, ao serviço do Al Ahli Jeddah do qual saiu sem qualquer troféu, logo após perder a final da Taça do Rei. Após um período de inatividade, em que se notabilizou como comentador televisivo, Vítor Pereira assumiu em janeiro o comando do Olympiacos, pegando na equipa no segundo lugar. Bastou-lhe um jogo para assumir a liderança e desde então não parou de aumentar a vantagem até chegar ao título, graças às 12 vitórias, um empate e duas derrotas em 15 jornadas disputadas.
Para a treinador luso, até final da época o desafio passa agora por conquistar a dobradinha, sendo que o Olympiacos está a um pequeno passo da final depois de ter ganho, por 3-0, fora o jogo da primeira mão das meias-finais diante do Smyrnis.
Refira-se, por outro lado, que Vítor Pereira é o primeiro de vários treinadores portugueses que esta época podem sagrar-se campeões em ligas europeias. Recorde-se que José Mourinho lidera confortavelmente a Premier League inglesa, André Villas-Boas o campeonato russo e Paulo Sousa a liga suíça.