O negócio mais caro do atual mercado: "É um tipo de jogador raro no futebol inglês"
Declan Rice fficializado no Arsenal. West Ham encaixa 116,6 M€ de euros e pode ainda receber mais cinco milhões.
Corpo do artigo
Declan Rice já é oficialmente jogador do Arsenal. O médio inglês de 22 anos foi apresentado nos "gunners", numa transferência que vai render de imediato 116,6 milhões de euros ao West Ham, mas que pode ascender aos 122,6 milhões de euros caso o jogador cumpra no novo clube uma série de objetivos que ainda não foram tornados públicos.
Esta mudança de Declan Rice para o Emirates é a mais dispendiosa do mundo neste defeso e entra mesmo para o top-10 das transferências mais caras de sempre, ocupando o 10.º lugar desta lista. Quanto ao futebol inglês, só é superada pela ida de Jack Grealish do Aston Villa para o Manchester City, que se fixou nos 117,5 milhões de euros. Este último valor, no entanto, pode mesmo vir a ser ultrapassado, caso o valioso médio cumpra os objetivos que podem render mais cinco milhões ao West Ham.
Já com 46 internacionalizações pela seleção inglesa e um trajeto ascendente na Premier League, os números deste negócio não surpreendem dois especialistas contactados por O JOGO e que têm acompanhado a carreira de Declan Rice. Luís Freitas Lobo não tem dúvidas de que se trata de "um craque". "É dos melhores médios que existem atualmente no futebol europeu. Tem qualidade, visão de jogo, construção e compromisso na reação à perda da bola. E é um ponto de equilíbrio de uma equipa, tanto defensiva como ofensivamente", definiu, numa opinião partilhada pelo antigo jogador Pedro Henriques: "Faz tudo muito bem. Recupera muitas vezes a bola e liga bem o jogo. É um facilitador da forma de jogar de uma equipa e um dos médios mais completos da atualidade."
Para Luís Freitas Lobo, "Declan Rice é um seis puro" que "faz a diferença na posição dele". "É um tipo de jogador raro no futebol inglês, sobretudo pela técnica e visão de jogo. É forte fisicamente, mas sem ser faltoso, porque usa o físico para fazer a diferença no jogo", apontou.
Por sua vez, Pedro Henriques vê o Arsenal com mais capacidade de lutar pelo título inglês, após esta contratação. "A equipa ganha muito mais capacidade de roubar a bola, dimensão física e fica mais equilibrada quando tem de atacar. Rice é um jogador que pode limpar tudo mas, depois de fazer isso, rapidamente constrói jogo", vincou o antigo jogador e agora comentador.
Na época passada, Declan Rice fez 50 jogos e apontou cinco golos pelo West Ham, clube pelo qual ganhou a Liga Conferência.