O ex-selecionador de Espanha disse, a O JOGO, que nada está perdido para o Real, mas admite que será difícil recuperar do atraso para o Barça e um surpreendente Atlético que pode intrometer-se na luta.
Corpo do artigo
Luis Aragonés, 74 anos, é um nome incontornável no futebol espanhol e não se considera reformado. "Sinto-me com forças para voltar a trabalhar. Assim surja um convite interessante...", disse em entrevista a O JOGO, na qual deixou grandes elogios a José Mourinho.
O Atlético de Madrid partilha o primeiro lugar na liga espanhola com o Barcelona. Acredita que pode discutir o título com o Barcelona e o Real Madrid?
Para já, o Atlético está a ter um rendimento muito elevado, mas sabemos bem que, como equipa, ainda está a alguma distância do Barcelona e do Real Madrid, além de que não tem os mesmos recursos em termos de qualidade no plantel. Também é verdade que os campeonatos existem para serem disputados. O Atlético está mais forte do que em anos anteriores, pode fazer uma boa prova e ficar mais perto dos rivais ou até lutar pelo título se conseguir manter esta regularidade. No futebol espanhol já houve épocas em que clubes como o Valência, o Corunha ou o Atlético conseguiram chegar ao título... Para que tal suceda, terá de manter este ótimo rendimento até final.
Surpreende-o o facto de o Real já se encontrar a oito pontos de distância dos líderes? É recuperável?
Há certamente muita liga para o Real recuperar os pontos em atraso. E para uma equipa como o Real Madrid nada está perdido. Ainda assim, já é uma distância considerável e desta vez tem de ganhar pontos não a uma, mas a duas equipas, o que torna tudo mais complicado. Sobretudo se, como nestes primeiros sete jogos, o Barcelona e o Atlético de Madrid continuarem tão fortes.
Visto de Portugal, a sensação que temos é que bastou o Real ter um arranque de época menos bom para que, em Espanha, se colocasse em causa o trabalho de Mourinho. É mesmo assim?
A meu ver, o mérito de José Mourinho é tremendo por tudo o que já fez e alcançou. O que acontece é que teve um mau começo, com resultados abaixo das expectativas. E quando isso sucede, fala-se logo em problemas... Nos últimos jogos, todavia, já estiveram bem melhor e acredito que vão voltar rapidamente ao nível que habituaram os adeptos. Mourinho é um treinador que tem o poder no Real Madrid e tem o clube com ele. Vai seguramente inverter o rumo, como já começou a suceder.
Mas tem-se falado na Imprensa de problemas no balneário, de jogadores que desafiam a liderança de Mourinho, como Sergio Ramos...
Não sei como é o ambiente no balneário, não estou por dentro. De qualquer forma, penso que os jogadores estão todos com ele, que o apoiam. Simplesmente, o rendimento não foi o habitual depois de uma época verdadeiramente extraordinária, em que conseguiram superar o Barcelona, e sabe-se como isso é difícil, e ganhar o campeonato com brilhantismo. Num clube como o Real isso pode sempre colocar alguns problemas. Com resultados desaparecem.
Leia mais nas edições e-paper e impressa de O JOGO
