Mauricio Pochettino, treinador do Tottenham, falou sobre o futebol de posse.
Corpo do artigo
O treinador do Tottenham, Mauricio Pochettino, em entrevista concedida ao "El País", falou sobre o futebol de posse, frisando que nem todas as equipas podem jogar dessa forma.
"O futebol perdeu pessoas autênticas, parecemos atores. Há 40 anos, juntávamo-nos em Murphy [Santa Fe, Argentina] a jogar em campos de 30x40 metros. Quem tinha a posse de bola? Os melhores. Por mais que houvesse treinadores a dirigir aquilo. Quem tinha mais percentagem de posse de bola? Os que tinham melhor equipa. Os tecnicamente melhores. Mas nem sempre venciam porque os outros com menos posse rematavam e marcavam", começou por dizer.
"A quem pertence o futebol de posse? Aos jogadores. Andamos a vender uma ideia que há treinadores que inventaram o futebol de posse, e não é bem assim. Eu gosto de ter bola, mas se não tenho as ferramentas, se não tenho jogadores tão técnicos, tenho de encontrar uma forma diferente de jogar. E parece que este futebol não existe", continuou, para depois concluir:
"Como fazes para que o Burnley jogue futebol de posse? Se tenho Xavi, Iniesta, Busquets, como lhes vou dizer que joguem de forma direta, a correr, em transições rápidas? Isso seria estúpido".