"Novo Mbappé" ofereceu vitória contra o Barcelona e fez história pelo Mónaco
Aos 18 anos e 34 dias, George Ilenikhena tornou-se no goleador mais jovem de sempre do Mónaco na Liga dos Campeões, batendo um registo que pertencia a... Mbappé
Corpo do artigo
George Ilenikhena foi a grande figura da vitória do Mónaco diante do Barcelona (2-1), em casa, na primeira jornada da Liga dos Campeões, tendo marcado o golo que selou o triunfo da sua equipa aos 72 minutos e feito história ao mesmo tempo.
É que, aos 18 anos e 34 dias, o avançado francês tornou-se no jogador mais jovem de sempre a marcar pelos monegascos na Champions, batendo um registo que um tal de Kylian Mbappé fixou em 2017, quando marcou ao Manchester City com 18 anos e 63 dias.
Um dado que não surpreende tanto quando se olha para o trajeto ascendente que o “novo Mbappé” - como é apelidado pelo jornal Marca - já leva desde a adolescência, tendo-se tornado no jogador mais jovem de sempre a fazer um jogo na Ligue 2, segunda divisão francesa, ao serviço do Amiens, quando tinha 16 anos e 147 dias, na época 2022/23.
Três dias depois dessa estreia, o dianteiro voltou a fazer história ao marcar um golo, ganhando assim também o título de goleador mais novo de sempre daquela competição.
Fruto desse potencial que demonstrou, Ilenikhena deu o salto na época passada para o Antuérpia, da Bélgica, onde teve a oportunidade de se estrear na Liga dos Campeões, defrontando o FC Porto, Shakhtar Donetsk e o... Barcelona, a quem marcou o seu primeiro golo na prova.
Em Montjuic, o jovem foi lançado apenas aos 79 minutos, mas ainda foi a tempo de garantir uma dramática vitória dos belgas (3-2) com um golo aos 90+2’. Na totalidade dessa temporada, Ilenikhena faturou por 14 vezes em 50 jogos, convencendo o Mónaco, no verão passado, a pagar 17 milhões de euros pela sua contratação.
Agora, voltou a ser decisivo num triunfo sobre o gigante catalão na mais prestigiada competição de clubes da Europa, prometendo ser um nome a ter em atenção nos próximos meses.
Veja o golo de Ilenikhena: