Novo CEO da Superliga: "Há uma expetativa razoável de lançamento em 2024/25"

Bernd Reichart
ACT (Association of Commercial Television and Video on Demand Services in Europe)
Bernd Reichart, novo CEO da Superliga Europeia, explicou alguns detalhes do polémico projeto em entrevista ao jornal Financial Times e à agência Reuters.
Corpo do artigo
Bernd Reichart assumiu na terça-feira o cargo de novo CEO da Superliga Europeia, polémico projeto encabeçado por Florentino Pérez, Andrea Agnelli e Joan Laporta, respetivamente, presidentes do Real Madrid, Juventus e Barcelona e que foi recebido com protestos em massa, em 2021.
Reichart, em entrevista ao jornal Financial Times e à agência Reuters, começou por explicar a razão de o projeto ainda estar vivo, salientando a sua abertura para ouvir opiniões diferentes a respeito do tema e apontando a temporada 2024/25 como uma data "razoável" para a implementação da Superliga.
"Os presidentes do Real Madrid, Barcelona e Juventus expuseram recentemente os seus pontos de vista sobre os problemas que este desporto enfrenta. Creio que fazem as perguntas corretas e, pessoalmente, quero escutar muitas e diversas vozes, para que a comunidade europeia do futebol possa encontrar de forma conjunta as respostas adequadas", assumiu.
15268358
O dirigente admitiu que a primeira tentativa de introduzir a Superliga Europeia careceu de "diálogo" e que não pretende deixar que o erro se repita, abrindo portas a uma eventual reunião com Aleksander Ceferin, presidente da UEFA que tem mostrado várias vezes o seu repúdio pelo projeto.
Questionado sobre qual o problema do atual formato da Liga dos Campeões, o novo CEO da Superliga apontou: "Tem grandes jogos e bom futebol... a partir dos oitavos de final".
Já sobre um dos pormenores que mais revoltou os adeptos quando a Superliga Europeia foi anunciada, que dizia respeito ao seu formato fechado, Reichart sublinhou que essa opção "está fora dos planos".
"Até os adeptos vão ter muita simpatia por esta ideia. É uma tela em branco. O formato nunca será um obstáculo. Aconteceu uma reavaliação do projeto, havia um movimento claramente estabelecido a favor de um formato aberto. Queremos ver se existe um consenso ainda mais amplo sobre outros problemas que o futebol europeu enfrenta", referiu.
15266529
"O sistema tornou-se muito instável, já não consegue subsistir sozinho. Eu penso que os clubes devem ser capazes de decidir o próprio destino, porque são eles que acarretam com todos os riscos [financeiros]. A maioria dos clubes irá concordar que não podemos continuar assim...", refletiu, em jeito de conclusão.
A contratação de Bernd Reichart acontece numa altura em que o Tribunal de Justiça da União Europeia (CJEU) se encontra a avaliar a legalidade do monopólio exercido pela UEFA no que toca às competições europeias de clubes, com um veredicto a ser esperado em 2023.
1582600044242419713
