Nove países garantiram o apuramento na passada data FIFA - Portugal não foi o décimo por minutos. Uzbequistão, Jordânia e Cabo Verde são os únicos estreantes já confirmados, numa lista que contempla por agora também quatro antigos campeões mundiais: Brasil, Argentina, Uruguai e Inglaterra.
Corpo do artigo
A penúltima data FIFA de 2025 ficou concluída na última madrugada, com os jogos da CONCACAF (ver caixa), e muito se decidiu nesta dupla jornada. Nove países celebraram o apuramento para o Mundial americano - Portugal esteve a minutos de se tornar no décimo -, elevando o total de seleções qualificadas para 28, numa lista que contempla, por agora, três estreantes: Uzbequistão e Jordânia, provenientes da zona asiática, e Cabo Verde, por agora o país mais pequeno de sempre a festejar a qualificação.
Na próxima ronda dupla, em novembro, ficarão definidos mais 14 apurados, 11 provenientes da fase de qualificação europeia - onde, para já, só Inglaterra pôde celebrar - e três da CONCACAF. Serão, ainda, conhecidos os 12 segundos classificados europeus, que disputarão, em março, três play-off da UEFA, sendo que nas mesmas datas haverá um quarto play-off para não apurados com base na Liga das Nações.
Mais decisões serão conhecidas em África e na Ásia, ainda que não na forma de apuramento direto. Os quatro melhores segundos classificados da fase de apuramento africana irão defrontar-se em formato de final-four, com o vencedor a ficar apurado para o play-off intercontinental que se jogará em março - e para onde segue também o vencedor do play-off asiático entre Emirados Árabes Unidos e Iraque, segundos classificados na ronda que fechou com os festejos de Catar e Arábia Saudita (e a eliminação de Omã, orientado por Carlos Queiroz).
Já certos nesse play-off, que contará com seis participantes (dos quais dois irão garantir a presença no Mundial"2026), estão a Bolívia, sétima classificada no apuramento da CONMEBOL, e a Nova Caledónia, finalista vencida no apuramento da Oceânia. Os últimos dois países irão ser conhecidos em novembro, sendo provenientes do apuramento da CONCACAF (os dois segundos melhores classificados de entre os três grupos).
Estão já apurados quatro campeões mundiais: Brasil, Argentina, Uruguai e Inglaterra. Em condições normais, Alemanha, França e Espanha deverão garantir também o bilhete para o Campeonato do Mundo em novembro, com a Itália a constituir a maior incógnita: a Squadra Azzurra, quatro vezes vencedora, falhou as últimas duas edições - eliminada no play-off em ambos os casos - e está no segundo lugar do Grupo I, a três pontos da Noruega e com uma desvantagem de 16 golos: caso os vikings vençam a Estónia, o apuramento direto dos comandados de Gattuso torna-se virtualmente impossível.
Sonho do Suriname ganha forma e Curaçau tropeça em casa
A quarta jornada da fase de apuramento da CONCACAF confirmou a candidatura do Suriname. A antiga colónia neerlandesa aguentou-se na visita ao Panamá (1-1) e continua a liderar o Grupo A, com os mesmos pontos dos panamianos e a mesma diferença de golos, mas mais um golo marcado. No Grupo B, Curaçao tropeçou em casa frente a Trindade e Tobago, empatando 1-1, e permitiu assim a ultrapassagem da Jamaica, que só marcou presença em Mundiais na edição de 1998, em França.