Novembro de 2010: Real sofre cinco em Camp Nou e este foi o discurso de Mourinho
Jerzy Dudek recordou a goleada sofrida no clássico espanhol.
Corpo do artigo
Em novembro de 2010 o Barcelona goleou em casa o Real Madrid por 5-0, num jogo ainda bem fresco na memória dos adeptos espanhóis. Jerzy Dudek, antigo guarda-redes polaco que foi suplente dos merengues nessa partida, concedeu uma entrevista ao jornal britânico Metro, na qual recordou as palavras de Mourinho, então treinador do Real, após o encontro.
"Depois do jogo era o caos total no balneário. Alguns estavam a chorar, outros a gritar ou a olhar para o chão. Mourinho entrou, olhou-nos nos olhos e disse: 'sei que dói. Seguramente é a derrota mais dura de toda a vossa carreira'", contou Dudek.
Mourinho prosseguiu com o discurso: "Eles estão felizes agora e parece que ganharam o campeonato, mas apenas venceram um jogo. Isto é apenas o princípio e falta muito para o final da época". No dia seguinte não houve treino. "Quero que não fiquem em casa. Saiam com as vossas famílias, com os vossos amigos a caminhar pela cidade. Mostrem a toda a gente como superam isto".
"A gente falará do significado desta derrota, mas não se escondem atrás dela. Ensinem aos novos. Depois desta derrota termos de lutar pelo título", vincou ainda o treinador português, num discurso que Dudek não esquece. "Superámos aquela derrota mais rápido do que o esperado. Pela primeira vez entendi o importante que é a psicologia no mundo do desporto. O que podes ganhar ou perder. Mourinho é um psicólogo especialista", rematou.