"Nos clubes, alguns jogadores que aqui estão também são um bocadinho Cristiano Ronaldo"
Fernando Santos, selecionador de Portugal, deu uma entrevista à RTP, a pouco mais de uma semana da estreia da Seleção no Euro'2020.
Corpo do artigo
Cristiano Ronaldo pode ser suplente? "Se vir que o Cristiano não está bem e não está a dar à equipa aquilo que pretendemos, obviamente teria de ser suplente. Mas quando tu tens um dos melhores do mundo (...) se perguntarem ao Deschamps ou ao Low vão dizer que vão montar a equipa à volta dos jogadores que podem ser os mais influentes. O Cristiano não é um jogador que defensivamente traga grande coisa à equipa, nem queremos que traga; a equipa é que tem de se adaptar. Em contraponto, beneficiamos da forma como o adversário o respeita, dos seus golos... Nos clubes, alguns jogadores que aqui estão também são um bocadinho Cristiano Ronaldo. Todos compreendem isto muito bem."
Hipótese de voltar a treinar um clube: "Gostava de voltar a ser treinador de clube. Uma das coisas que gosto é ensinar e na Seleção há algumas situações que deviam ser corrigidas, mas que não consigo porque só tenho três ou quatro treinos. Agora mais. O treinador de um clube tem treinos todas as semanas. Aqui não posso estar sistematicamente a interromper o treino e retificar. Se um dia quiser voltar a fazê-lo, fá-lo-ei com a mesma alegria e motivação de sempre. Há uns anos, quando fui para a seleção grega, pensava acabar a carreira mais cedo, agora não."
Fase de grupos: "Num cenário em que és candidato, não passar a fase de grupos seria um fracasso. Acredito que não vai acontecer, mas há outras seleções que nem se apuraram e já foram campeões da Europa. Este é um grupo muito difícil. Não percebo como estão estas três seleções no mesmo grupo. Não me lembro de algo assim na história. Os nossos adversários [Hungria e Alemanha] jogarem em casa é injusto e interfere com a verdade desportiva, especialmente na fase de grupos."