
Neymar
Santos
Extremo precisa de ser operado, mas sem urgência, e pretende jogar os últimos encontros do Santos no campeonato, na esperança de evitar a descida do seu clube à segunda divisão
Leia também Portugal é campeão do Mundo de Sub-17 após vitória contra a Áustria!
Neymar está outra vez lesionado, com um problema no menisco do joelho esquerdo, o mesmo a que foi sujeito a uma intervenção cirúrgica devido à rotura dos ligamentos em 2023, e precisa de operado, mas sem urgência, pelo que o extremo quer ser opção para o Santos nas últimas três jornadas do Brasileirão, em que o clube vai tentar escapar à descida para a segunda divisão.
De acordo com a ESPN, o extremo quer defrontar já o Sport na madrugada de sábado (00h30), mesmo com eventuais dores, o que vai contra a indicação da equipa médica do Santos, que prefere descansá-lo para os outros dois restantes desafios do campeonato, frente ao Juventude e ao Cruzeiro, do treinador português Leonardo Jardim.
Assim, é referido que Neymar treinou integrado e sem dores na quarta-feira, mas a sua presença diante do Sport está, por enquanto, vetada pelo staff médico, contra a sua vontade. O presidente do "Peixe" abordou este tema na quarta-feira, confirmando que o internacional canarinho treinou sem contrariedades, podendo assim ser convocado para o encontro com o lanterna-vermelha do Brasileirão, já despromovido.
"Foi importante termos prudência e cautela ontem [terça-feira], porque o exame demonstrou que ele tem uma questão no joelho. Mas, hoje [quarta-feira], conversando com o departamento médico, com o treinador, ele já foi a campo, treinou normalmente, com bola, junto com o grupo. Ao final do treino sentiu-se bem, ainda não tem dores, isso é muito positivo. O departamento médico continua a acompanhá-lo, avaliando a questão clínica dele, mas a expectativa é contar com ele para o jogo", afirmou.
"Se houvesse algo mais grave, nem nós permitiríamos [a sua utilização], nem o departamento médico. Se houvesse alguma necessidade de intervenção, seria feita imediatamente. Não é porque o Santos precisa de um resultado e quer ter o Neymar, que nós vamos fazer algo que seja anormal ou irregular, ou até prejudicar a sua continuidade. Se tiver de fazer algo, o departamento médico está a acompanhá-lo e vai determinar que seja feito algo imediatamente. Não é o caso, a orientação que me foi passada é que ele treinou normalmente e não está a sentir nada de uma forma diferente. É expectativa e esperança. Não sou médico nem acompanho as decisões que devem ser exclusivas do departamento de saúde. Não é a direção que avalia, quem avalia isso são os profissionais do clube. Há a possibilidade [de jogar], a expectativa é essa, sem nenhum tipo de sacrifício, nada que venha prejudicar o jogador e tampouco o Santos. Queremos estar com jogadores preparados para uma batalha como esta", assegurou.
Espera-se assim que Neymar realize uma artroscopia, o procedimento cirúrgico de que necessita - visto como simples, ainda que necessário para uma total recuperação da lesão - após a conclusão do Brasileirão. O Santos segue na primeira posição da zona de descida (17.ª), a apenas um ponto da salvação.

