Newcastle apresenta camisola para surdos: "É como se vestissem o estádio"
As réplicas das camisolas usadas pelos jogadores da equipa inglesa permitirão aos adeptos surdos "sentirem" o barulho emitido no Estádio St. James Park
Corpo do artigo
O Newcastle apresentou esta quinta-feira uma camisola que promete revolucionar a experiência vivida pelos seus adeptos surdos no Estádio St. James Park, permitindo que consigam “sentir” o barulho de um dia de jogo naquele recinto.
As camisolas, que são réplicas das usadas pelos jogadores do atual oitavo classificado da Premier League, incluem sensores que permitem essa sensação do ruído do estádio na pele do respetivo dono.
A novidade, que surgiu no âmbito de uma parceria entre o emblema inglês e a Cute Circuit, empresa responsável pela tecnologia, vai ser introduzida já no próximo jogo da equipa, que vai receber o Tottenham no sábado, na 33.ª jornada do campeonato.
“Quando vestirem a camisola, é como se estivessem a vestir o estádio. Temos microfones escondidos por todo o St. James, que irão capturar diferentes partes do ruído dos adeptos. Não vão sentir apenas as pessoas que estão vosso lado, vão sentir os cânticos e os aplausos do estádio inteiro e em diferentes partes da camisola”, explicou Ryan Genz, cofundador da companhia.
As camisolas, que estarão disponíveis para adeptos surdos ou que sofram de perda auditiva, já foram testadas por dois sócios do Newcastle, que ficaram com uma primeira impressão muito positiva.
“Estou entusiasmado, é algo que nos irá ligar ao estádio, às multidões, à música e aos cânticos”, salientou Ryan Gregson. “Podia sentir a camisola no meu corpo e pensei: ‘Wow, é esta a sensação do som?’ Foi muito diferente, senti que aquilo tinha vida própria”, acrescentou David Wilson.
Esta camisola surge antes de um jogo que terá um caráter sensibilizador para as 12 milhões de pessoas que sofrem de problemas auditivos no Reino Unido.