Nas barbas do velho rival até sabe melhor: Inter pode ser campeão diante do Milan
O Inter sagra-se campeão na segunda-feira, caso derrote o Milan no estádio que ambos partilham
Corpo do artigo
O “Derby della Madonina” é sempre especial, mas o desta segunda-feira será um pouco mais especial do que os outros. Isto porque, caso o Inter saia vencedor frente ao velho rival Milan, o scudetto ficará matematicamente conquistado quando restarem ainda cinco jornadas para a época acabar. A equipa nerazzurri pode, assim, ser a segunda das principais ligas europeias a sagrar-se campeã, depois do Bayer Leverkusen se ter antecipado a tudo e todos, inaugurando os festejos no último domingo na Alemanha.
Os nerazzurri foram campeões em 2020/21 e, depois do interregno provocado pelas conquistas de AC Milan e Nápoles, pode chegar ao segundo scudetto conquistado esta década.
Neste momento, o fosso que separa as duas equipas é de 14 pontos, pelo que, crescendo para 17, deixam de haver contas a fazer quanto a essa questão. Mas mesmo que o Milan consiga adiar a festa, ninguém acredita que o Inter deixe fugir aquele que será o seu vigésimo cetro nacional. Mais um do que, precisamente, têm os rossoneri, uma vez que se encontram ambos historicamente empatados com 19, atrás da hegemónica Juventus, que venceu quase tantos (36) como a dupla de Milão junta.
Por agora, a grande dúvida prende-se mesmo com os recordes que vão ou não ser batidos pela equipa comandada por Simone Inzaghi. Um deles é o de jogos consecutivos a marcar, cujo máximo pertence à Juventus de Massimilliano Allegri, com 44, numa série obtida entre outubro de 2016 e dezembro de 2017. Se faturar nos próximos cinco duelos (com Milan, Torino, Sassuolo, Frosinone e Lázio), o Inter apropria-se do recorde.
O Inter pode festejar esta segunda-feira o seu vigésimo título de campeão nacional de Itália, mais um do que o Milan, que tem 19. A Juventus é líder isolada, com 36
Outro ao seu alcance é o de melhor defesa do futebol italiano desde que o campeonato é disputado a 20 equipas. O melhor registo até hoje também é da Juventus, com 20 golos sofridos nas épocas de 2011/12 e 2015/16, estando o Inter com 17 encaixados neste momento.
Ou seja, Inzaghi tem à mão dois registos que permitem encurtar distâncias do Inter para o atual detentor do trono histórico do futebol transalpino. Um máximo que os de azul e preto já não podem usurpar à Vecchia Signora é o de total de pontos conquistados. 103 é o melhor registo dos de Turim, enquanto o Inter já só pode chegar aos 101. Uma cifra histórica, apesar de tudo, uma vez que o Inter nunca chegou aos três dígitos quanto a pontuações.