Além dos organizadores Portugal, Espanha e Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai dizem que já estarão qualificados
Corpo do artigo
A configuração esta quarta-feira revelada sobre o Mundial'2030, com organização da candidatura mediterrânica (Portugal, Espanha e Marrocos), mas com os primeiros três jogos na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai), levantou questões sobre os países automaticamente qualificados para o evento.
E se a FIFA confirmou em comunicado que Portugal, Espanha e Marrocos estão qualificados, a confirmação sobre os três países sul-americanos surgiu na conferência da CONMEBOL.
Robert Harrison, presidente da federação paraguaia, explicou: "O evento tem origem na América do Sul com os jogos inaugurais nos três países, em Montevideu, Buenos Aires e Assunção. Depois, passa para Espanha, Portugal e Marrocos, onde nos inserimos nos grupos. De facto, as três federações [sul-americanas] já estão qualificadas."
"YA ESTÁN CLASIFICADAS A ESE MUNDIAL" así confirmó Robert Harrison que Argentina, Paraguay y Uruguay ya tienen boletos a la cita de 2030.
- SportsCenter (@SC_ESPN) October 4, 2023
#ESPNenStarPlus pic.twitter.com/ma4QVfmVRl
"Vamos ter o melhor Campeonato do Mundo de todos os tempos", acrescentou o presidente da federação uruguaia, Ignacio Alonso.
Sobre os países organizadores, a FIFA comunicou: "Em 2030, o Campeonato do Mundo da FIFA reunirá três continentes e seis países, convidando o mundo inteiro a participar na celebração do futebol, do Centenário e Mundial da FIFA. O Conselho da FIFA decidiu, por unanimidade, que a candidatura única será a de Marrocos, Portugal e Espanha, que acolherão o evento em 2030 e se qualificarão automaticamente a partir da atual atribuição de vagas, sob reserva da conclusão de um processo de candidatura bem sucedido conduzido pela FIFA e de uma decisão do Congresso da FIFA em 2024."
Resta saber agora como vão ficar as fases de qualificação, sobretudo no continente sul-americano.
17106454
17111044