"Mourinho é um dos maiores da história, não precisa de provar nada a ninguém"
Alex, maior lenda do Fenerbahçe, merecedor de estátua, rende-se à escolha para o comando dos asiáticos de Istambul
Corpo do artigo
Maior lenda estrangeira do Fenerbahçe, eternizado com estátua ao lado do estádio, o brasileiro Alex, hoje com 46 anos, nunca é esquecido pelos adeptos do gigante turco. Afinal, deixou memórias infindáveis em nove épocas: 171 golos em 346 jogos.
Alvo de veneração a cada deslocação a Kadikoy, zona asiática de Istambul que sedia os canários amarelos, paralisando o estádio com a sua presença, Alex também ficou impressionado com a espetacular receção que acolheu Mourinho, entendendo os dias de esperança com a chegada do português ao leme do Fenerbahçe. A transformação vai-se fazendo com muita euforia à mistura. “Mourinho é só um dos maiores nomes da história do futebol mundial. Tê-lo como comandante traz uma série de benefícios e situações positivas. O clube foi muito atrás desse peso global”, destaca o antigo craque brasileiro, também ele de volta à Turquia para iniciar trabalho no Antalyaspor, começando a aventura de técnico na Europa, após passagem pelo Avaí.
Antigo craque brasileiro antevê ciclo de grandes conquistas por parte de um líder que, até pelo peso global que possui, tem tudo para proporcionar grandes benefícios a este clube histórico.
Absorvendo de perto essa vaga de encanto por Mourinho, Alex aborda a mensagem envolvida nesta operação e o que significou para os fanáticos adeptos do emblema turco, ansiosos pela recuperação do domínio na liga e até por alguma graça na Europa. “É uma mensagem clara, que passa por títulos. O clube foi atrás de um líder com qualidade já reconhecida por todo o mundo. Não sei os detalhes nem os planos, os objetivos que lhe foram apresentados. Mas estamos certos que por onde passou foi sempre um treinador atrás de conquistas. A ideia central tem de ser essa”, evidencia o antigo médio ofensivo, agarrando ainda todas as pistas do percurso do emblemático treinador, máquina trituradora de títulos nos primeiros anos, em que esteve à frente de FC Porto, Chelsea, Inter e Real Madrid, conhecendo nos últimos tempos trabalhos mais irregulares.
“O José Mourinho é um dos maiores da história! Tem trabalhos muito variados e de sucesso e, agora, vai para um novo país viver um novo momento. Não precisa de provar nada a ninguém! Mas com a ambição que sempre mostrou ter, vai para o Fenerbahçe em busca de mais, para prolongar a sua marca de conquistas”, enaltece Alex, já adivinhando uma conexão avassaladora entre o treinador português e a explosiva e vibrante “torcida” do clube.
“Acredito que a forma apaixonada com que Mourinho conduziu sempre os seus trabalhos vai de encontro ao sentimento dos adeptos do Fenerbahçe. Ele só vai poder amar esse calor turco e a devoção das bancadas. Tem muito disso”, louva o antigo médio brasileiro, esperançado num breve encontro com o Special One na liga da Turquia. “Quando falar com ele, irei dar-lhe um abraço forte e muito sincero. Desejo-lhe o maior sucesso do mundo. Que ele consiga fazer com que as suas ideias se aproximem do que o clube imagina neste ciclo”, atesta Alex, o herói de culto de Arda Guler, que tinha o quarto preenchido com recortes do ex-jogador brasileiro.