
Gianni Infantino, presidente da FIFA
EPA
Projeto com financiamento do governo suíço
Corpo do artigo
Leia também Em Espanha apontam um clube interessado na contratação de Fábio Silva
A FIFA anunciou esta quinta-feira a construção de dois minicampos de futebol na Cisjordânia, território da Palestina, destinados ao uso das crianças, num projeto que vai contar com financiamento do governo suíço.
A parceria entre a FIFA e o governo helvético "marca o início de um projeto de maior alcance para apoiar as infraestruturas desportivas das federações" da Palestina e de Israel, prevendo a instalação de 10 minicampos. "Estes espaços proporcionarão ambientes seguros para as crianças e vão promover a inclusão e o seu desenvolvimento pessoal", informou a organização que rege o futebol mundial.
A construção dos dois primeiros campos, financiados através de uma verba de 128 mil euros, na Cisjordânia, e de outros oito numa segunda fase, insere-se no programa da FIFA para reparar as infraestruturas futebolísticas na Palestina e em Israel, além de fornecer bolas, coletes e material de treino. "Estes dois primeiros campos na Palestina constituem um momento histórico. Não representam apenas uma infraestrutura, mas também uma mensagem de solidariedade e a convicção de que o futebol pode aproximar comunidades, mesmo nos contextos mais difíceis", afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em comunicado.
Infantino recordou ainda, na cimeira pela paz realizada no Egito, em 13 de outubro, que o futebol deve contribuir "para a esperança, a coesão social e a reconstrução das comunidades" e também para "apoiar, unir e oferecer esperança na região". "Trabalharemos para recuperar todas as instalações de Gaza e da Palestina e devolveremos o futebol a todos os cantos do país", comprometeu-se o dirigente.
A iniciativa FIFA Arena enquadra-se no compromisso da organização de criar pelo menos mil minicampos até 2030. Desde março, foram inaugurados 30, em 15 países, estando previsto que o programa chegue a outros oito nos próximos três meses.

