Arteta elogia caráter de Gyokeres: "Não parece afetado por altos ou baixos"

Gyokeres
Arsenal
Ex-avançado do Sporting bisou na vitória deste sábado do Arsenal sobre o Sunderland
Leia também "Este país não é a Arábia de Ronaldo. Tem de respeitar a Liga ou sair"
Mikel Arteta elogiou este sábado o caráter de Viktor Gyokeres após o ex-avançado do Sporting ter bisado na vitória caseira do Arsenal sobre o Sunderland (3-0), ajudando os "gunners" a reforçarem a liderança na Premier League, tendo provisoriamente nove pontos em relação ao "vice" Manchester City, que joga no domingo com o Liverpool em Anfield.
Gyokeres foi lançado do banco aos 61 minutos e bisou com golos aos 66' e 90'+3', com Arteta a começar por salientar a forma positiva como o avançado reagiu ao facto de não ter sido titular frente aos "black cats".
"Pela forma como chegou, estava pronto imediatamente. E quando recebeu a ficha de jogo e não estava lá [no onze inicial], todos reagiram dessa forma. Sabemos que estamos a viver isto a cada três dias e como os finalizadores são importantes no impacto que têm na equipa, nos resultados e na nossa posição atual, então estou muito feliz", assumiu o técnico, deixando elogios ao caráter do sueco.
"É o tipo de caráter que esperávamos e, obviamente, quando se veste esta camisola, isso vem com muita responsabilidade e grandes expectativas, precisas de conviver com isso. E, na sua jornada aqui, vai ter momentos em que tudo corre muito bem e outros que vão ser difíceis. Porque, além disso, tem um adversário que desempenha um papel importante e torna tudo muito difícil para si. Mas adoro o seu caráter, a forma como ele encara cada dia, o facto de estar tão focado no presente, no que tem de fazer, e ter uma vontade genuína de ajudar a equipa em qualquer função que tenha", sublinhou.
"Obviamente, [Gyokeres] também entrou num momento em que o jogo estava provavelmente um pouco mais aberto. Hoje ele também teve mais companhia, dentro e fora do campo. Depende do adversário, depende do contexto, mas para mim, o que realmente faz a diferença é a consistência que ele tem demonstrado todos os dias, nos treinos, para entender melhor os seus colegas de equipa, as suas relações, para se expressar e exigir o tipo de movimentações, passes e jogadas que ele quer. Então, ele precisa fazer o que fez hoje, muito, muito bem", prosseguiu.
Reforçando o elogio à força mental e ao momento de forma de Gyokeres, que soma 13 golos e duas assistências em 32 jogos na sua época de estreia no Arsenal, Arteta vincou que a confiança é um aspeto fundamental para que o dianteiro tenha exibições bem-sucedidas e salientou o apoio que a equipa lhe dá.
"Com o Viktor, quando olhas para ele, é muito difícil entender a sua emoção, porque ele olha diretamente para ti e não sabes realmente, mas ele não parece muito afetado por altos ou baixos, e é disso que precisamos: estabilidade. Ele é muito exigente consigo mesmo, está constantemente a tentar melhorar e isso é muito, muito bom. Confiança é a palavra mágica. Quando te sentes confiante e importante, quando te sentes no teu melhor, é aí que consegues realmente levar o teu jogo ao mais alto nível. Todos nós tentamos, em primeiro lugar, os colegas de equipa, mas toda a equipa técnica, obviamente, está realmente ao lado dele em todos os momentos para tentar ajudá-lo, apoiá-lo, e ele está a corresponder e está num momento muito bom agora", concluiu.

