Astro argentino celebra hoje 37 anos
Corpo do artigo
No mesmo dia em que celebra 37 anos, Lionel Messi concedeu uma entrevista ao canal de Youtube “Clank”, aproveitando para refletir sobre a evolução do futebol ao longo das últimas duas décadas, considerando que atualmente existe demasiado foco no aspeto tático.
No mesmo discurso, “La Pulga” enalteceu o papel de Pep Guardiola, com quem marcou uma era no Barcelona, dizendo que o atual treinador do Manchester City foi o responsável por começar a dar prestar mais atenção à importância tática.
“Não prestava muita atenção à tática e com Guardiola aprendi muito e comecei a perceber muito mais sobre o jogo, sobre os espaços, sobre a posse de bola, sobre a gestão dos jogos com bola. O futebol evoluiu muito e atualmente é muito tático, demasiado tático. Hoje, qualquer equipa com uma defesa a cinco, organizada e bem trabalhada, dificulta-nos a vida e antes encontrávamos muito mais espaço. Hoje, é muito mais tático e físico também", apontou.
Nesse sentido, Messi suspeitou até que o estilo de jogo praticado pelo Barcelona de Guardiola, entre 2008 e 2012, poderá ser um dos grandes responsáveis pela primazia tática presente no futebol moderno, lamentando ainda assim que as crianças que sonham em vingar no futebol já não tenham tanta liberdade na formação como antigamente.
"Penso que a era Guardiola também foi um pouco confusa, porque todos queriam copiar e queriam que as suas equipas jogassem daquela forma, queriam ser o Barcelona da altura. E muitas vezes começa-se a dizer a um miúdo de 6-7 anos que tem de jogar com dois toques, que tem de jogar rápido, que não pode ter demasiada bola, e acho que nessa idade tem de acontecer um pouco o que me aconteceu comigo, que cada um é como é. Sim, temos de ensinar a jogar com dois toques, a jogar rápido, a não ter muita bola. Sim, há que ensiná-los a compreender o jogo, a saberem movimentar-se, a procurarem espaços, a jogar rápido, mas não há que tirar a espontaneidade de cada jogador”, defendeu.