Mercado brasileiro a mexer: conversas por Neymar e David Luiz, Oscar e Paulinho quase fechados
São Paulo e Palmeiras prestes a anunciar reforços de peso
Corpo do artigo
O mercado de transferências brasileiro está agitado com os clubes a prepararem a nova temporada que arranca no início do ano. David Luiz, Neymar, Oscar e Paulinho são os nomes mais badalados nas últimas horas.
Um dia depois de saber-se que o Flamengo não vai renovar contrato com o veterano David Luiz, ex-Benfica, o Vasco da Gama não perdeu tempo e sondou o defesa-central de 37 anos. O internacional brasileiro está livre no mercado e o Vasco analisa apresentar uma proposta formal.
O Fluminense contratou Hércules (ex-Fortaleza), que se tornou o reforço mais caro da história do clube: 4,5 milhões de euros por 70% do passe. Médio de 24 anos.
O Palmeiras, de Abel Ferreira, depois de garantir o avançado uruguaio Facundo Torres, está prestes a anunciar outro reforço para o ataque: Paulinho, do Atlético Mineiro (em sentido inverso seguem Patrick e Gabriel Menino). O Palmeiras vai pagar 18 milhões de euros. O atacante de 24 anos marcou 18 golos em 2024.
Outro nome sonante e muito badalado na última semana é o de Oscar. Aos 33 anos, o antigo jogador do Chelsea e da seleção brasileira está livre, após finalizar o vínculo com o Shanghai Port, e vai assinar por três anos com o São Paulo. O clube paulista reduziu a folha salarial e acelerou as saídas para conseguir contratar Oscar: 15 atletas vão deixar o clube, entre eles o veterano Rafinha, a caminho do Coritiba. Oscar, recorde-se, deixou o São Paulo há 14 anos de forma conturbada.
O nome mais sonante de todos é o de Neymar. Há cerca de um mês que se fala da possibilidade de deixar o Al Hilal, de Jorge Jesus, e o Santos está sempre aberto a acolher a sua cria. "Eu nunca disse que vamos contratar o Neymar. Eu disse que acompanhamos o processo relacionado ao Neymar. Se existir algum tipo de dificuldade do clube que está com o contrato em vigência e haja um acordo entre clube árabe e o staff e o contrato de jogador, o Santos pode manifestar-se. Está pronto o projeto para o Neymar. Pronto dentro do quê? Dentro daquilo que é pertinente", afirmou em entrevista ao Globoesporte o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, que abordou ainda o interesse em Gabigol: " Eles têm conhecimento, estão com a proposta em mãos, para ser decidida. Talvez, não sei se chegamos mais cedo, chegamos mais tarde, não importa. Não estou nem otimista, nem pessimista. Eu aguardo. Se conseguirmos, ótimo. Você tem que ter o atrevimento de trazer uma ou duas peças que façam a diferença do projeto do Santos de 25 e 26.