O avançado português bisou na vitória por 2-1 diante do Bétis
Corpo do artigo
Dois golos de Gonçalo Guedes deram este domingo a vitória ao Valência na visita ao Bétis (2-1), em encontro da 33.ª jornada da Liga espanhola, apesar de os visitantes terem sofrido após Lo Celso reduzir de penálti.
O avançado luso marcou aos 45 minutos, num remate de fora da área após passe do brasileiro também ex-Benfica Rodrigo, que viria a ser expulso aos 82. Quatro minutos volvidos na segunda parte, Gonçalo Guedes bisou e novamente num disparo de fora da área.
Guedes foi substituído aos 77 minutos, um minuto antes de o argentino Lo Celso reduzir, de penálti, fez o sexto golo nos últimos seis jogos, num total de oito tentos na temporada, cinco deles no campeonato de Espanha.
Após o médio do Bétis reduzir, aos 76 minutos, o Valência acabou por sofrer para segurar o 2-1, mas igualou o Sevilha, que hoje perdeu por 3-0 em casa do Getafe, no quinto lugar, com 52 pontos, e a dois pontos dos madrilenos, no quarto e último posto de acesso à Liga das Campeões.
Para o Bétis,que é nono, com 43 pontos, foi a segunda derrota seguida.
Antes, o Villarreal, que saiu da Liga Europa aos pés do Valência, venceu o Leganés em casa por 2-1 e subiu ao 14.º lugar, quatro pontos acima dos lugares de despromoção, graças a golos do colombiano Carlos Bacca (64') e do camaronês Toko Ekambi (80'), sendo que o marroquino El Zhar reduziu de penálti, aos 87', para o 12.º classificado de La Liga.
Antes, um hat trick do francês Karim Benzema, no oitavo jogo seguido a marcar, deu a vitória ao Real Madrid na receção ao Athletic de Bilbau (3-0), reforçando o terceiro posto e continuando a perseguição ao vizinho e rival Atlético, segundo com mais quatro pontos.
O Getafe venceu o Sevilha e ultrapassou o rival no quarto lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões, enquanto o Levante empatou a duas bolas na receção ao Espanhol, com um golo do defesa português Rúben Vezo, e segue em 17.º, dois pontos acima da linha de água.
O campeonato é liderado pelo Barcelona, que no sábado venceu em casa a Real Sociedad (2-1), com 77 pontos, mais nove que o segundo classificado, o Atlético de Madrid, vencedor na visita ao Eibar (1-0).