Médio da Dinamarca sofre de daltonismo: "Era difícil ver quem era da minha equipa"
Delaney é um dos poucos jogadores de elite que assumiu publicamente que sofre de daltonismo. Em 2018, o médio dinamarquês falou sobre o assunto numa rádio daquele país.
Corpo do artigo
Thomas Delaney, um dos jogadores em destaque na campanha da Dinamarca no Euro'2020, é daltónico e é um dos poucos futebolistas que já o assumiu. O jornal AS recordou a história do médio do Borussia Dortmund e a altura em que revelou publicamente que sofre de daltonismo.
Em 2018, dias antes do Mundial da Rússia, um adepto dinamarquês referiu, num programa de uma estação de rádio, que teve dificuldades em distinguir os jogadores da Dinamarca e do México - num jogo particular realizado por aqueles dias - por ambos terem utilizado equipamentos brancos. Então, Delaney ligou para a DR P3 e revelou que teve o mesmo problema... só que estava dentro de campo.
"O meu nome é Thomas, sou daltónico e isso acontece. No outro dia, em campo, era difícil ver quem era da minha equipa e quem era do adversário. Em que equipa jogo? Na Dinamarca", comentou o jogador.
O médio acabou por tornar-se um símbolo para os daltónicos, como explicou Kathryn Albany-Ward, fundadora da organização britânica "Consciência sobre os Daltónicos", em declarações à BBC. "É o primeiro jogador de elite no ativo que reconhece a deficiência visual publicamente. Não sei se sabem o que isso significa. A maioria dos atletas não diz nada por medo de que isso afete o seu valor", referiu naquela altura.
"É difícil de descrever. É como ver diferentes tonalidades da mesma cor. Habitualmente jogamos com calções diferentes mas desta vez [referindo-se ao Dinamarca-México] ambos eram brancos, o que complicou ainda mais. O que fiz foi fixar-me apenas nas caras, mas tinha de o fazer rápido para não perder a bola. Quando as pessoas estão próximas dá para distinguir, mas quando o ritmo é elevado e eles estão mais longe, é difícil", comentou ainda Delaney.
A Dinamarca está nas meias-finais do Euro'2020 - vai defrontar a Inglaterra - e Delaney marcou um dos golos na vitória por 2-1 sobre a Chéquia, nos quartos de final.