Thierry Henry admitiu que contava com a saída de Mbappé do PSG no passado mercado, considerando que "não fez nada de errado" ao ter decidido não renovar e cumprir o contrato atual no clube.
Corpo do artigo
Thierry Henry, que assumiu recentemente o comando técnico da seleção francesa de sub-21, concedeu na sexta-feira uma entrevista ao podcast "Rothen s"enflamme", onde aproveitou para falar sobre Kylian Mbappé, que protagonizou uma das maiores novelas de verão após se ter recusado a renovar contrato com o PSG.
Essa decisão de não prolongar o seu vínculo por mais uma temporada, até 2025, criou um "braço de ferro" entre o avançado e Nasser Al-Khelaifi, presidente do clube, que apenas ficou resolvido no dia 19 de agosto, data em que o jogador voltou a representar o campeão francês.
Questionado sobre o assunto, Henry admitiu que contava com a saída de Mbappé do PSG, elogiando a forma como regressou totalmente dedicado à equipa mesmo após várias semanas em que teve de treinar à parte.
"Será que ele tem de ir para o estrangeiro? Vou ser sincero, pensei que ele ia sair, acho que toda a gente pensou que ele ia sair. A certa altura, ele prolongou o seu contrato por dois anos [em 2022] e respeitou o que disse. Ainda cá está. Uma coisa que sempre me impressionou nele é que ele quer jogar sempre. Ele volta, joga e treina. Vem jogar a Taça de França depois do Campeonato do Mundo. Nunca faltou ao respeito a ninguém. É um apaixonado. Como toda a gente, pode não ser bom às vezes, mas está sempre presente. Está sempre a lutar, sempre a esforçar-se, sempre a tentar dar tudo pela sua equipa com as suas qualidades", destacou.
O antigo avançado francês considerou ainda que Mbappé "não fez nada de mal" ao ter decidido cumprir o seu contrato atual no PSG, voltando a salientar o seu empenho total nos treinos e dentro de campo.
"Ele prolongou o seu contrato por dois anos quando estava para sair. O que é que querem? O que é que ele fez de errado? Ele não fez nada de mal. Ele tem o direito de respeitar o seu contrato? Sim. Quando um clube quer que saiamos e queremos respeitar o nosso contrato, saímos. Eles fazem tudo para que se possa ir embora. No que me diz respeito, ele nunca desrespeitou o PSG nem os seus colegas de equipa. Ele fez sempre o que tinha a fazer. Não sei o que é que ele disse ou deixou de dizer. No geral, é preciso que escrevam. Pelo que vi, sempre foi um homem empenhado, respeitou o seu contrato e vai continuar a respeitá-lo", apontou.
Questionado sobre a possibilidade de Mbappé participar nos Jogos Olímpicos de 2024, que terão lugar dez dias depois da final do Europeu de 2024, Henry evitou confirmar a sua chamada, dizendo que vai depender da decisão de Didier Deschamps, selecionador francês, e do próprio PSG.
"Terão de lhe perguntar. É preciso perguntar ao clube dele. Não sei se vai estar no PSG e veremos o que DD [Didier Deschamps] decide. Veremos o que me vai acontecer ou não. Sinceramente, não posso responder a uma pergunta dessas", concluiu.
17031395
17023710