Martínez orgulhoso: "Os valores que mostrámos são o Pepe, deixa um legado"
Declarações de Roberto Martínez após o triunfo de Portugal contra a Croácia (2-1) na Liga das Nações
Corpo do artigo
Sobre o jogo: "Na primeira parte estivemos brilhantes. Com bola foi de alto nível a movimentação, os padrões de ataque, as oportunidades. Gostei da segunda parte, perdemos controlo da bola, mas defendemos com foco incrível e resiliência de que as equipas precisam. Foco tático que se precisa para ganhar torneios. A primeira parte foi brilhante."
Peso da tática e da liberdade dos jogadores: "É importante ter disciplina. Gostei de os ver livres, mas com disciplina tática, com o talento permite marcar golos. Criámos oportunidades e a Croácia teve problemas na primeira parte. Liberdade é importante quando há disciplina tática."
Que legado deixa Pepe: "Foi uma honra trabalhar com o Pepe. No seu quinto Europeu deixou valores de equipa. Exemplo, resiliência, trabalho defensivo, dar tudo até ao fim, companheirismo. Os valores que mostrámos são o Pepe. Queremos deixá-lo orgulhoso. A homenagem é especial e ele vai estar orgulhoso do que mostrámos nos últimos 20 minutos, porque é o Pepe e o que ele deixa às gerações seguintes."
Opção por Inácio na sucessão de Pepe: "Todos os jogadores têm um fim, mas importante é deixar um legado e nem todos conseguem. O Pepe deixa. O Inácio e o Silva são melhores jogadores por partilhar o Europeu com ele. O pé esquerdo dá equilíbrio melhor, depois precisávamos de energia e o António fez isso muito bem. O Rúben Dias tem importância e liderança muito muito alta e acreditamos no António e no Gonçalo. O Renato gostávamos de o ver no relvado, mas temos muitos jogadores para olhar mais à frente."
Menos risco na segunda parte: "A disciplina tática e executar os conceitos e os padrões de ataque, fizemos isso muito bem. É difícil mostrar, mas a equipa ganha porque criámos oportunidades e marcámos. Na segunda não temos os mesmos movimentos, o 2-1 dá sensação de menos risco, mas faz parte. Do zero aos 95' de forma brilhante como fizemos na primeira parte e ganhar 5-0 era o relatório perfeito, mas não é futebol."