Mário Branco analisa adversário de Portugal: "Turquia é muito sólida na defesa"
Dirigente espera ver um adversário em bloco médio/baixo frente a Portugal.
Corpo do artigo
Atual diretor desportivo do Fenerbahçe, Mário Branco é um profundo conhecedor do futebol turco, acedendo, perante convite de O JOGO, a uma curta análise sobre a seleção que vai defrontar Portugal na fase final do Europeu de 2024, no segundo jogo do Grupo F.
Mário Branco elogia, em particular, o setor defensivo da Turquia. “É uma equipa muito sólida defensivamente e a prova disso é que, nos últimos quatro jogos só sofreu três golos, dois deles num particular com a Alemanha. Ou seja, em três jogos oficiais sofreu apenas um golo e foi de penálti, com Gales”, comenta.
Para este dirigente, o facto do selecionador ser italiano ajuda à qualidade defensiva da Turquia. “O Montella é italiano e vai apresentar um onze com seis ou sete jogadores defensivamente muito responsáveis, deixando depois mais liberdade aos três da frente, no 4x2x3x1 com que costuma atuar. Provavelmente vai jogar contra Portugal num bloco médio/baixo, explorando depois algum espaço que Portugal possa dar nas suas costas”, acrescenta.
Mário Branco considera, apesar de tudo, Portugal como “grande favorito” deste grupo, com a “Turquia a lutar com a Chéquia pela segunda posição”. “Mas creio que neste momento a Turquia é um adversário mais forte do que a Chéquia”, assinala.
Os turcos têm uma “boa geração” de jogadores e, “principalmente agora, com o selecionador Vincenzo Montella”, têm mostrado boa evolução.
“O Montella conhece bem a liga turca, depois de ter estado dois anos no Adana e, de forma inteligente, tem-se baseado na utilização de muitos jogadores de equipas da liga, como Galatasary, Fenerbahçe ou o próprio Adana. Tem feito uma boa mescla de jogadores e creio que vai ficar mais forte quando regressarem à equipa nomes como Arda Guler, Enes Unal ou Demiral, que estavam lesionados nos últimos jogos. No Europeu, vai praticamente jogar em casa, com o elevado número de emigrantes turcos. É uma das maiores comunidades de emigrantes na Alemanha”, disse.