Lyon, de Paulo Fonseca, sofre a primeira derrota na Liga Europa. Feyenoord também perde

Paulo Fonseca
EPA
Gonçalo Borges foi titular nos neerlandeses
Leia também Liga pede que se aguarde decisão disciplinar sobre caso Fábio Veríssimo
Braga e Lyon, de Paulo Fonseca, tiveram esta quinta-feira uma quarta jornada da Liga Europa para esquecer, num dia em que o Midtjylland fugiu na liderança, mas que tudo continua em aberto na luta pelo apuramento.
A fase de liga chegou a meio, com os dinamarqueses do Midtjylland a serem os únicos totalmente vencedores e com Nice e Rangers a não terem qualquer ponto somado, números que mesmo assim não decidem ainda nada.
Com 12 pontos ainda em disputa, tudo é possível na competição, prova disso é apenas o intervalo de seis que separa o Midtjylland e o 22.º classificado, quando os oitos primeiros posicionados têm acesso direto aos oitavos de final e os clubes que terminam entre o novo e o 24.º lugar disputam o play-off.
No Minho, o Braga despediu-se, e com estrondo, da campanha perfeita que estava a viver na Liga Europa com um desaire inesperado por 4-3 perante o Genk, que é apenas o sétimo classificado do campeonato belga.
Num verdadeiro thriller futebolístico, o Braga marcou primeiro pelo uruguaio Rodrigo Zalazar, aos 30 minutos, mas Daan Heymans refez a igualdade, aos 45+2.
Yira Sor, Hyeongyu Oh e Yaimar Medina, aos 48, 59 e 72, respetivamente assinaram os golos do triunfo do Genk, com o emblema minhoto a reduzir por Zalazar, aos 71, e pelo espanhol Fran Navarro, aos 86.
A derrota em nada belisca a ambição da equipa de Carlos Vicens na Liga Europa, mas volta a deixar o técnico espanhol com vida difícil em Braga, numa temporada que tem sido totalmente irregular.
Já Paulo Fonseca foi com o "seu" Lyon a Sevilha perder por 2-0 com o Bétis, novamente com o brasileiro Antony, "mal amado" por Ruben Amorim no Manchester United, em destaque nos espanhóis, ao assinar o seu sexto golo em todas as competições.
Destaque na equipa de Fonseca para a titularidade de Mathys de Carvalho, médio de apenas 20 anos formado no Lyon e com nacionalidade português, e Afonso Moreira, lançado na segunda parte.
Braga e Lyon continuam assim com nove pontos, sendo ultrapassados por Friburgo e os húngaros do Ferencváros (venceram em casa o Ludogorets por 3-1), ambos com 10, e apanhados por Celta de Vigo e Aston Villa.
Em Birmingham, os ingleses bateram o Maccabi Telavive, por 2-0, mas o encontro ficou marcado por incidentes em redor do Villa Park, com seis pessoas a serem detidas por protestos xenófobos e antissemitas, numa partida em que os adeptos do emblema israelitas foram proibidos de assistir.
De acordo com a policial local, mesmo assim cerca de 200 pessoas, envolvidos com a bandeira da Palestina, marcaram presença no local, fazendo frente a cerca de 40 que mostraram a bandeira de Israel.
O Bolonha, quinto da Serie A, cedeu um surpreendente nulo na receção aos noruegueses do Brann, enquanto o PAOK protagonizou a maior goleada da ronda, na receção ao Young Boys (4-0).
A nível de participação portuguesa nos relvados, Nelson Semedo foi titular no empate a zero no Fenerbahçe em Plzen, na República Checa, enquanto Chermiti nada conseguiu fazer para impedir o Rangers de perder em Glasgow com a Roma (2-0).
Mais feliz foi Tiago Tomás no Estugarda, também titular, no triunfo caseiro dos germânicos por 2-0 sobre o Feyenoord, que contou com Gonçalo Borges no onze inicial.

