
Endrick
Lyon
Equipa do técnico português goleou o lanterna-vermelha do campeonato francês, consolidando o quarto lugar
Leia também André Villas-Boas de luto pelo falecimento da avó
O Lyon, orientado pelo português Paulo Fonseca, goleou por 5-2 em casa do lanterna-vermelha Metz, para a 19.ª jornada da liga francesa de futebol, e consolidou o quarto lugar, a nove pontos do líder Paris Saint-Germain.
Com uma entrada em jogo demolidora, o Lyon, com Afonso Moreira a titular, chegou à vantagem de 3-0 com golos do brasileiro Endrick, aos 11 minutos - que viria a assinar um "hat-trick" -, do neerlandês Ruben Kluivert, aos 16', e do inglês Tyler Morton, aos 32'.
O costa-marfinense Koffi Kouao reduziu para 3-1, aos 34 minutos, mas no período de descontos da primeira parte o Lyon voltou à diferença de três golos com o segundo de Endrick (4-1), aos 45'+1'.
Na segunda parte, o Metz reduziu para 4-2 pelo senegalês Habib Diallo, aos 64 minutos, mas o Lyon, já com o português Mathys de Carvalho em campo, entrou aos 74 minutos, respondeu com novo golo de Endrick (5-2), aos 87', de penálti.
O Lyon, que somou a oitava vitória consecutiva (em todas as provas), segue na quarta posição, com 36 pontos, em lugar de acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a nove do PSG, que assumiu a liderança após o Lens ter caído sábado para segundo com a derrota com o Marselha (3-1).
O Metz, que somou apenas um ponto nos últimos sete jogos do campeonato, segue no 18.º e último lugar da tabela classificativa, com 12 pontos, os mesmos de Auxerre (17.º) e a dois do Nantes (16.º, com 14), em lugar de play-off de despromoção.
O Estrasburgo, do português Rafael Luís, goleou por 4-1 em casa do Lille, dos compatriotas Tiago Santos e Felix Correia, com golos do argentino Joaquin Panichelli, aos 25 minutos, do paraguaio Julio Enciso, aos 26', e do costa-marfinense Martial Godo, aos 58 'e 72'. O belga Matias Fernadez-Pardo reduziu para o Lille aos 90+3 minutos.
O Lille, que continua a perder fulgor no quinto lugar - que dá acesso à fase de grupos da Liga Europa -, somou a quinta derrota consecutiva, três das quais para a liga, e permanece com 32 pontos, mas agora a quatro do Lyon (quarto, com 36).
O Estrasburgo, a atravessar uma fase positiva, com duas vitórias e dois empates nos últimos quatro jogos na liga, ascendeu ao oitavo posto, com 30 pontos, a um do Rennes (6.º, com 31) - já em zona de acesso às provas da UEFA - e a dois do Lille (5.º, com 32).
Paris FC e Angers empataram a 0-0 na capital parisiense e seguem na 14.ª posição, com 20 pontos, e na 11.ª, com 23, respetivamente.
O Toulouse foi vencer por 2-0 em casa do Brest, com golos de Pape Demba, aos 27 minutos, e Yann Gboho, aos 43', e prosseguiu a sua aproximação aos lugares de acesso às provas da UEFA.
Com o triunfo fora de portas, o Toulouse segue no oitavo lugar, com 29 pontos, agora a um do Estrasburgo (7.º, com 30), mas encurtou a diferença para o Rennes, sexto, com 31 - em lugar de qualificação para a Liga Conferência -, que no sábado perdeu em casa com o Lorient (2-0).
Já o Brest, que somou a terceira derrota nos últimos quatro jogos no campeonato gaulês, ocupa a 12.ª posição, com 22 pontos, mas viu o Nice (13.ª, com 21), ficar apenas a um ponto.
O Nice venceu por 4-1 em casa do Nantes, do português Anthony Lopes, com um bis de Mohamed-Ali Cho, aos 16 e 29 minutos, e golos do marroquino Sofiane Diop, aos 40', e de Tom Lauchet, aos 90'+3'. O egípcio Mostafa Mohamed reduziu aos 45+2 minutos.
O Nice, que lançou ainda o avançado português Tiago Gouveia aos 70 minutos, para render Sofiane Diop, segue na 13.ª posição, com 21 pontos, enquanto o Nantes é 16.º, com 14, encontrando-se em lugar de acesso ao play-off de despromoção.

