Após ter vencido o Barcelona, o treinador do PSG agradeceu ainda gestos do seu clube e dos catalães em prol da fundação Xana, que criou após a morte da sua filha em 2019, com nove anos de idade, vítima de cancro
Corpo do artigo
Após o PSG, campeão em título da Liga dos Campeões, ter vencido em casa do Barcelona (2-1), na segunda jornada da prova, com uma assistência de Nuno Mendes (eleito o melhor jogador em campo) e um golo que ditou uma reviravolta tardia de Gonçalo Ramos, Luis Enrique também deixou elogios para Vitinha, o outro português do PSG envolvido no jogo - João Neves falhou o encontro por lesão.
O médio até ficou ligado pela negativa ao golo inaugural do Barcelona, marcado por Ferran Torres na primeira parte, após ter perdido a bola no seu meio-campo, mas o treinador dos parisienses desvalorizou esse erro, não hesitando em enaltecer o ex-FC Porto como um dos dois melhores médios do mundo.
"Enganar-se é normal. Vitinha e Pedri são os dois melhores médios do mundo. Custou-nos muito travar Pedri, mas é muito bonito defrontar este tipo de jogadores, dão-te vontade de os querer superar", apontou, na zona de entrevistas rápidas, à Movistar espanhola.
Já em conferência de imprensa, o técnico espanhol, ex-Barcelona, agradeceu ainda os gestos que o PSG e os catalães fizeram neste jogo em prol da fundação Xana, que Enrique criou em memória da sua filha Xana, que faleceu em 2019, com apenas nove anos de idade, vítima de osteossarcoma, um tipo de cancro nos ossos.
"Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente do PSG pelo gesto incrível de colocar o nome da 'Xana Fundación' na camisola do clube em Barcelona. É um gesto muito especial para nós. Ter essa visibilidade é fundamental para ajudar as famílias das crianças, é realmente um momento muito especial para nós. Nunca esqueceremos esse gesto, então, obrigado ao presidente. Gostaria de agradecer também ao Barcelona pelo gesto atencioso que tiveram ao doar as suas camisolas para serem leiloadas e angariarem fundos para a Fundação Xana. É um gesto muito bonito da parte do presidente e de todo o clube", aplaudiu.
Refira-se que, antes do jogo com o PSG, o Barcelona anunciou que as camisolas usadas pelos seus jogadores seriam leiloadas para fins solidários ligados ao clube. Nesse âmbito, os "blaugrana" acrescentaram que doariam "parte dos lucros" à Fundação Xana, num gesto de respeito para Luis Enrique.