Liga Europa: Midtjylland é o novo líder, Braga segundo e FC Porto já sabe o que é perder
Síntese de mais uma jornada da Liga Europa
Corpo do artigo
O FC Porto averbou esta quinta-feira a primeira derrota da temporada diante do Nottingham Forest (2-0), na Liga Europa, enquanto o Midtjylland somou a terceira vitória seguida para passar a liderar a prova.
Ao fim de 12 jogos na época, os "dragões" já sabem o que é perder e logo na segunda competição mais importante de clubes da Europa, frente a uma equipa que atravessa um mau momento na temporada e que estreou hoje o treinador Sean Dyce.
No City Ground, o primeiro triunfo em mais de dois meses para o Forest aconteceu através de duas grandes penalidades convertidas por Morgan Gibbs-White, aos 19 minutos, e Igor Jesus, aos 77.
Desta forma, o atual líder em Portugal é 15.º posicionado na fase de liga da Liga Europa ao fim de três rondas, com seis pontos, menos três do que o Midtjylland (primeiro posicionado), Sporting de Braga (segundo) e Lyon, de Paulo Fonseca (terceiro).
Na TSC Arena, Sérvia, casa emprestada dos israelitas do Maccabi Tel Aviv, o Midtjylland superiorizou-se com golos de Franculino Djú (44 e 84), que passou pela formação do Benfica, com Billing (71) a marcar pelo meio, num desafio em que o luso Dani Silva viu o triunfo no banco dinamarquês.
O Young Boys recebeu e venceu na Suíça os búlgaros do Ludogorets (3-2), comandados pelo português Rui Mota, que apostou no compatriota Dinis Almeida de início, e a Roma, finalista em 2022/23 e um dos emblemas maiores em prova, voltou a desiludir, à semelhança do que tinha acontecido na última ronda, averbando a segunda derrota seguida na receção aos checos do Plzen (2-1).
No norte de França, PAOK e Lille, esta quinta-feira com Tiago Santos e Félix Correia de início, foram os responsáveis pelo encontro com mais golos da noite, com o desfecho a sorrir aos helénicos (4-3).
Os ex-benfiquistas Meite (18) e Zivkovic (23 e 74), que ainda desperdiçou um pontapé da marca do castigo máximo, e Konstantelias (43) foram os autores dos golos gregos, ao passo que Benjamin Andre (57) e Igamane (68 e 78) marcaram para os gauleses.
Com Paulo Bernardo entre os suplentes, o Celtic foi mais forte do que os austríacos do Sturm Graz, no Celtic Park, mas após reviravolta (2-1), o mesmo resultado com que o Celta de Vigo bateu em casa o Nice, de França, que contou com Tiago Gouveia nos últimos 20 minutos da partida.
De resto, o Utrecht continua afundado na tabela, só à frente do último Rangers, depois de hoje ter saído derrotado do campo do Friburgo (2-0), o Feyenoord somou os primeiros três pontos na receção ao Panathinaikos (3-1) e o luso Cardoso Varela foi lançado na reta final para fazer o golo do empate do Dínamo de Zagreb em Malmö (1-1).
A quarta ronda da fase de liga da Liga Europa acontece no dia 06 de novembro, com o Sporting de Braga a ser anfitrião do Genk, da Bélgica, e o FC Porto a visitar os neerlandeses do Utrecht.

