Clubes fazem finca-pé e querem jogar também às segundas
Corpo do artigo
Face à decisão judicial de autorizar jogos da I Liga às sextas-feiras, mas não às segundas, a liga espanhola de clubes convocou já uma reunião extraordinária para a próxima segunda-feira de manhã com o objetivo de delinear uma estratégia conjunta a seguir pelos clubes relativamente a este problema.
Ao presidente da liga, Javier Tebas, já foi mesmo comunicada a vontade de vários clubes no sentido de avançarem para uma paralisação do futebol profissional espanhol nas datas relativas à primeira jornada.
Ou seja, se não forem autorizados os jogos também às segundas-feiras, tal como tinha sido negociado com os operadores de televisão, os clubes podem não comparecer aos jogos da primeira jornada, tanto na I como na II Liga.
A liga de clubes também anunciou, através de comunicado, que vai recorrer da decisão judicial anunciada esta sexta-feira num tribunal mercantil de Madrid.
Em declarações públicas efetuadas hoje, Tebas mantém ainda um tom relativamente pacífico. "Começámos com uma proibição total de jogar às sextas e às segundas e agora já podemos jogar às sextas. Pois bem, estou convencido de que já não falta muito para podermos jogar também às segundas", disse Tebas, utilizando depois o exemplo português: "Esta segunda-feira vamos falar com os clubes. Estamos chateados com a federação porque estão a brincar com o principal ativo do mundo do futebol [as transmissões televisivas]. Na Premier League há jogos importantíssimos à segunda, Itália tem às segundas, Portugal também... a federação não percebe do que estamos a falar."
A federação, por sua vez, veio defender através do diretor de competições, Alfredo Olivares, a demissão de Javier Tebas do cargo de presidente da liga de clubes.
Segundo a liga, a proibição de se jogar às segundas-feiras pode influenciar negativamente os contratos já estabelecidos com os detentores dos direitos das transmissões televisivas.
11195581