O treinador do Manchester City utilizou o laço amarelo em jogos da Premier League, Taça de Inglaterra e Taça da Liga.
Corpo do artigo
A Federação Inglesa de Futebol (FA) puniu esta sexta-feira o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, com uma multa de 20 mil libras (22.500 euros) por usar um pequeno laço amarelo, em apoio aos independentistas catalães presos em Espanha.
Guardiola utilizou o laço amarelo em jogos da Liga inglesa, Taça da Liga e Taça de Inglaterra, e a FA entendeu que se tratou de uma mensagem política, algo que o organismo proíbe nos jogos que organiza.
Além da multa, o técnico espanhol foi avisado sobre a sua conduta no futuro e que sofrerá uma punição mais severa, caso volte a utilizar um símbolo político durante os jogos.
A FA esclareceu que Guardiola pode voltar a utilizar o laço amarelo, mas fora dos relvados, em eventos como por exemplo conferências de imprensa.
O organismo tinha aberto um inquérito ao antigo treinador do Barcelona a 23 de fevereiro, tendo na altura Guardiola explicado que o laço amarelo não era um símbolo sobre a independência catalã, mas sim de apoio a "quarto pessoas que estão presas injustamente e que nada fizeram para tal".
O técnico de 47 anos referia-se Jordi Sánchez, Jordi Cuixart, Joaquin Forn e Oriol Junqueras, todos ativistas pela independência catalã e que estão em prisão preventiva.