Jovem estrela do Kairat defronta Real após Sporting: "Houve interesse do Benfica..."
Aos 17 anos, Dastan Satpaev é a grande estrela do Kairat Almaty, que joga esta terça-feira com o Real Madrid na Liga dos Campeões depois de ter perdido com o Sporting. Jovem avançado cazaque terá despertado a atenção do Benfica no verão, mas já foi garantido pelo Chelsea
Corpo do artigo
Com apenas 17 anos de idade, Dastan Satpaev já é a grande estrela do Kairat Almaty, que recebe esta terça-feira o Real Madrid (17h45), na segunda jornada da fase regular da Liga dos Campeões, depois de ter ficado em branco na goleada sofrida em Alvalade, diante do Sporting (4-1).
O jovem avançado cazaque, apesar da tenra idade, leva 15 golos e cinco assistências em 34 jogos na sua época de estreia na equipa principal do Kairat e detém o título de jogador mais jovem de sempre a marcar na Liga dos Campeões, incluindo pré-eliminatórias, tendo-o feito ao Olimpija Ljubljana com 16 anos, 10 meses e 26 dias, superando o recorde de 17 anos, um mês e nove dias de Ansu Fati (este na fase principal da Champions).
Andrey Ashavin, antigo avançado do Zenit, Arsenal e Kairat Almaty, onde se retirou em 2018, e atual diretor no conjunto russo, admitiu, em declarações reproduzidas pelo jornal Marca, que Satpaev pode ser uma das maiores promessas do futebol mundial.
"É um dos melhores da sua categoria em toda a região pós-soviética, talvez inclusive do mundo. Sinceramente, não me surpreende que um clube como o Chelsea se tenha interessado por ele", apontou, com a Marca a revelar que os "blues" já garantiram Satpaev por quatro milhões de euros, esperando integrá-lo no plantel principal em 2026, quando fizer 18 anos. Também o Benfica terá estado atento...
"Houve interesse por parte do Zenit, Real Sociedad, Benfica, Salzburgo e Marselha. Não estou seguro de que seja a melhor opção, mas o Chelsea sabe como trabalhar com jogadores jovens, investe muito neles", revelou o jogador, segundo o diário espanhol, que cita a imprensa cazaque.
Jorginho e Luís Mata, dupla portuguesa do Kairat, também deixam grandes elogios ao seu colega de equipa.
"É um jogador que prefere as bolas no espaço, nas costas da defesa. As suas maiores virtudes são a sua velocidade e força, mas ainda pode crescer muito e tem de aprender muitas coisas do futebol, mas isso é normal", referiu Jorginho à Marca, com Mata a reforçar: "Só tem 17 anos, mas é rápido, forte e finaliza muito bem com ambos os pés. Conta com um potencial tremendo, por isso o Chelsea o contratou. Seguramente será emprestado para ganhar experiência, como nesta Champions. Vejo-o com um grande potencial, ainda que o futebol não seja só isso. A parte psicológica também é muito importante e penso que ele também a tem. Oxalá nos possa ajudar contra o Real Madrid".
Já o dono do Kairat, Kairat Boranbayev, assegura que Satpaev valerá "50 milhões de euros" no futuro, dizendo que o faz lembrar Sergio Aguero, ex-avançado argentino do Atlético de Madrid, Manchester City e Barcelona, por ter um "centro de gravidade baixo, explosivo, sempre rápido a chegar à bola".
Quanto ao jovem avançado cazaque, mostrou-se muito ambicioso após ser questionado sobre se acredita que vencerá a Liga dos Campeões ou a Bola de Ouro no futuro. "Quero ganhar todos esses prémios e troféus e também ajudar o meu país a qualificar-se para o Mundial", rematou.