
Vozinha e o pai, José Pedro Dias
Guarda-redes do Chaves, Vozinha, fala da qualificação de Cabo Verde para o Mundial: "O melhor acontecimento da história de Cabo Verde depois da independência" foi felicitado por José Mourinho
Corpo do artigo
Vozinha, guarda-redes do Chaves de 39 anos, ajudou Cabo Verde e ir ao Mundial'2026 e em declarações ao Globoesporte falou da importância do feito para o país.
Leia também Andebolista sem visto e retido na Sérvia: "Expliquei isto ao Benfica durante três meses..."
"Esse é o melhor acontecimento da história de Cabo Verde depois da Independência e estamos orgulhosos por isso. Acho que todos os cabo-verdianos estão orgulhosos e, como eu digo, não há palavras que possam medir a grandeza do que fizemos. Para mim, foi o momento mais alto da minha carreira, depois de muitos anos de luta, de sacrifício, de muitas tentativas fracassadas. Ser cabo-verdiano e qualificar-nos para o Mundial, para mim, foi a melhor alegria que eu, como ser humano, como cabo-verdiano, podia dar aos meus pais, à minha família e a todo o povo. Foi algo nunca visto em Cabo Verde. Os bilhetes para o jogo decisivo esgotaram muito antes, vieram muitos imigrantes. No campo só cabem 15 mil pessoas... Foi o dia mais lindo da minha vida e da minha carreira, um dia muito especial para Cabo Verde. Ver aquela alegria estampada no rosto de todos os cabo-verdianos. Pessoas a chorar de alegria depois do jogo por algo, um sentimento de pertença, de algo que é teu. Porque nós, cabo-verdianos, independentemente das dificuldades, amamos o nosso país", comentou.
O experiente guarda-redes recordou com emoção quando até José Mourinho lhe deu os parabéns: "O momento em que eu fiquei mesmo sem reação foi no jogo da taça entre a minha equipa e o Benfica. E ao intervalo, quando eu estava para subir o túnel, nas escadas para o campo, o José Mourinho estava à minha espera. Até fiquei sem reação, nem consegui agradecer e dizer-lhe que também era uma honra receber os parabéns e os elogios de uma pessoa tão grande no mundo de futebol. É muito gratificante. Nesse mesmo jogo os jogadores do Benfica vieram felicitar Cabo Verde por algo tão grande."

