José Fonte elogia Rui Patrício e fala de Cristiano Ronaldo: "Temos de ser realistas"
Central falou antes do treino do dia na Rússia
Corpo do artigo
Exibições de Rui Patrício: "O Rui tem-nos acostumado sempre a grandes exibições. Já no Euro tinha estado fantástico. Temos plena confiança nele e nos outros guarda-redes, para os defesas quando há um guarda-redes a jogar como ele está a jogar é gratificante, dá-nos confiança e calma porque temos alguém para safar alguma situação difícil. É uma honra e orgulho jogar com o Rui e ver o nível em que ele está."
Ronaldo marcou todos os golos da equipa. Há dependência de CR7? "Quando se tem o melhor do mundo... quem não gostaria de ter? É óbvio que tem um peso importante na nossa equipa, temos de ser realistas. Teria em qualquer equipa, mas é português e somos felizardos em tê-lo. Temos de jogar em função dos jogadores que temos e nós temos o Ronaldo. mas quem diz que no próximo jogo não podem ser outros a fazer golos? Aconteceu assim. Ronaldo tem peso importante e ainda bem, mas há outros que podem surgir e trabalham para isso."
O que falta para a Seleção mostrar qualidade de jogo? "Isso da qualidade são questões que todos têm a sua opinião, qualquer um a pode dar. Mais importante é o treinador analisar e tentarmos melhorar esse processo de controlar melhor o jogo e sair a jogar. Ter um futebol mais atrativo como todos querem, mas o mais importante é ganhar. Ganhar. Não me compete definir como temos de fazer. Estamos todos a trabalhar para tentar melhorar esse aspeto. Marrocos tem qualidade, soube correr, meter pressão e soube criar-nos dificuldades. Não estivemos ao nosso melhor nível, temos de reconhecer isso, no aspeto de controlar a bola e sair para o jogo."
Raphael Guerreiro com mais dificuldades que no Euro? "O Raphael é um jogador de grandíssima qualidade. Teve uma época com alguma irregularidade, sem jogar tanto como desejava, mas acho que os jogos não correram mal. O Amrabat é um jogador com experiência e qualidade e utilizou matriz e experiência a um nível alto no jogo contra Portugal. Falámos com ele sobre como tem de defender contra jogadores deste tipo, mas isso é aprendizagem, todos vamos apanhando jogadores diferentes ao longo do tempo e vamos apreendendo. Todos estamos aqui para tentar ajudar o Raphael. Tenho a certeza que vai melhorar o seu nível."
O melhor está para vir ou dependem de Ronaldo? "Tenho a certeza que estamos aqui para ter nível alto, para jogarmos o melhor que sabemos. Temos 4 pontos, mas é obvio que queremos jogar espetacular. Mas resultados são o mais importante."
Frustrações de equipas favoritas pode dar tónico extra a Portugal? "A Argentina estar em dficuldades a nós não nos pode dizer muito. Estamos focados em nós, mas isso só demonstra o quão difícil é o Mundial. Todas as equipas têm qualidade."
O título europeu pesa na equipa? "Já interiorizámos que temos responsabilidades de jogar sempre para ganhar e é isso que tentamos fazer. Temos experiência suficiente na equipa para lidar com isso."
Camaradagem é um dos segredos da equipa? "Sem dúvida que camaradagem é a nossa arma mais forte, é o nosso espírito, o sacrifício que temos uns pelos outros. Acreditar que quando um falha o outro vai lá estar para nos ajudar. Foi assim que ganhámos o Euro e é assim que vamos continuar."
Surpresa na Argentina. "Vimos o jogo, mas não nos surpreendeu. Jogámos contra a Croácia e foi jogo bastante difícil. Sabemos que tem nível muito alto, jogadores de nível Mundial. O resultado demonstra a força da Croácia. Não me surpreendeu de todo."
Portugal mais favorito? "Queremos ganhar todos os jogos. Favoritos são os Brasis e as Franças. O resto prova-se dentro de campo. Queremos ganhar jogo a jogo."
Cristiano já é o melhor de sempre? "Para nós, portugueses, é o melhor. Será e vai ser sempre. Só que é um debate muito relativo, debate difícil. Todos foram grandes jogadores. Para nós é o melhor e é isso que é importante. Melhor de todos os tempos? Isso é difícil de justificar. Tem batido todos os recordes e continua a surpreender-vos, a vocês, a nós não, porque o vemos todos os dias. De certeza que vai continuar a marcar e a bater recordes. E no fim faremos as contas."
Adversário para os oitavos de final: "Importante é chegar aos oitavos. Depois todos os adversários são dificéis, Rússia e Uruguai são difíceis. Temos é de estar lá para os defrontar."