O Grémio é o derradeiro obstáculo dos cariocas rumo à segunda final da sua história: na primeira, em 1981, Zico e companhia foram campeões. Obsessão pelo "bi" já se estendeu dos adeptos ao técnico luso
Corpo do artigo
Está marcado para a próxima madrugada o primeiro round entre Flamengo e Grémio por um lugar na final da Taça Libertadores. Recentemente, Jorge Jesus já disse que o seu objetivo passa por decidir as meias-finais no conforto do Maracanã, mas antes terá de sobreviver à maldição gaúcha.
Desde 1970, o Flamengo visitou a casa do Grémio em 42 ocasiões e só conseguiu somar quatro vitórias
Entre os jogos disputados no velhinho Estádio Olímpico e no novo Arena Grémio, os cariocas não vencem na casa do tricolor gaúcho desde 2004. Nessa altura, um golo de Zinho valeu uma vitória ao Fla apenas quatro dias depois de, em Portugal, Jorge Jesus ter garantido a permanência na Liga com o... Vitória de Guimarães.
O jejum é acentuado por um histórico pouco simpático para a turma orientada pelo treinador português: desde 1970, o Flamengo visitou o Grémio em 42 ocasiões e só conseguiu somar quatro vitórias, contra 16 empates e 22 derrotas. Curiosamente, na última vez que as equipas se enfrentaram na Libertadores em fase tão adiantada, os gaúchos venceram por 5-1 em Porto Alegre, com um dos golos a ser apontado por... Renato Gaúcho, atual técnico do tricolor, que não tem sido tímido na hora de utilizar "mind games" na guerra de palavras com Jorge Jesus.
11361355
Este, por seu lado, tem sido contagiado pela autêntica obsessão rubro-negra com a conquista de um troféu que foge desde 1981, quando Zico e companhia conquistaram o título após vencer o Cobreloa. "Quando aqui cheguei, entendi a obsessão pela Libertadores em vez do campeonato nacional, por isso o título internacional passou a ser a minha prioridade", frisou Jesus.