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"Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio'2016, com uma audiência acumulada de mais de cinco mil milhões de pessoas ao redor do mundo, podem ser caraterizados como um marco do turismo brasileiro", disse esta terça-feira o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, durante painel sobre o efeito positivo de grandes eventos para a marca país, realizado no Rio Media Center. A realização da Rio 2016 na Cidade Maravilhosa é considerado o ápice do calendário de megaeventos internacionais sediados pelo Brasil, iniciado em 2007 com os Jogos Panamericanos, seguido pelos Jogos Mundiais Militares (2011), Rio+20 (2012), Copa das Confederações (2013), Jornada Mundial da Juventude (2013) e Copa do Mundo FIFA (2014). "Temos, agora, outro patamar de desafio, que é o daqui para frente, o que fazer com esse stock de potencial turístico do Brasil", salientou Lummertz. Para alavancar a exposição do Brasil no período pós-Olímpico, a Embratur lançará uma campanha global com imagens dos Jogos e uma mensagem de agradecimento aos turistas que vieram ao país, com um convite para que retornem sempre. "Queremos aproveitar que o Brasil está no imaginário desses consumidores após a mega-exposição propiciada pelos Jogos e diversificar os destinos comercializados", disse o presidente da Embratur.
Durante o painel, representantes do Reino Unido e Colômbia apresentaram as campanhas desenvolvidas em seus países para promover a marca país. Segundo a Chefe de Comunicação da Missão Britânica no Brasil, Gemma Reignez, a campanha GREAT, lançada pelo Reino Unido em 144 países em 2012 com ícones britânicos para potencializar a exposição dos Jogos Olímpicos realizados em Londres, gerou 2,1 bilhões de libras em receitas de turismo, educação e negócios. O Ministro Conselheiro da Embaixada da Colômbia no Brasil, Juan Pablo Hernandez de Alba, afirmou que a imagem do país mudou ao longo dos últimos anos, desde a primeira campanha lançada em 2005. "A marca Colômbia mudou junto com a situação do país", afirmou.